• Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Jornal da Chapada
Advertisement
  • Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
  • Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
Jornal da Chapada
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
Home Cidades

#Chapada: Projeto do governo Rui Costa garante a implantação de sistemas de abastecimento em municípios chapadeiros

Jornal da Chapada por Jornal da Chapada
11 agosto 2021 - 19h48
no Cidades, Curiosidades, Economia, Menu Principal, Top
0
#Chapada: Projeto do governo Rui Costa garante a implantação de sistemas de abastecimento em municípios chapadeiros

A 'Central' garante a gestão, operação e manutenção dos sistemas | FOTO: Montagem do JC |

O projeto do Governo do Estado, ‘Bahia Produtiva’, está garantindo e financiando a implantação de sistemas de abastecimento de água e banheiros nas zonas rurais dos municípios de Jacobina, na Chapada Norte, de Seabra, na Chapada Diamantina, e de Caetité, no centro-sul baiano, que estão na área de atuação das três ‘Centrais’ existentes.

Conforme informações do governo, a ‘Central’ garante a gestão, operação e manutenção dos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário, via gestão compartilhada com associações comunitárias. A ampliação da área de atuação deste modelo – Centrais – no Estado da Bahia é importante, de acordo com o diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), que executa o Bahia Produtiva, Wilson Dias.

“Fundamental para avançarmos no abastecimento de água potável nas zonas rurais dos municípios baianos, já que se trata de sistemas autônomos, de baixo custo e de manutenção simplificada com coparticipação com as comunidades locais, aspectos que viabilizam o acesso permanente a água de consumo humano”, pontuou.

A execução dos sistemas é feita pela Cerb | FOTO: Divulgação |

Este modelo de gestão compartilhada permitiu, até então, que 10.070 novas ligações de água fossem feitas e 5.297 ligações recuperadas em todo o estado, beneficiando 73.417 mil habitantes na zona rural, que passaram a ter água nas torneiras de suas casas. A meta é chegar a 23 mil ligações de água. Além disso, foram construídos 198 novos sistemas de abastecimento e 2.702 módulos sanitários.

“A manutenção dos sistemas e ainda o tratamento da água são feitos pelos operadores locais, escolhidos pelas Associações Comunitárias. Eles são treinados e orientados pelas Centrais, para melhoria na prestação de serviços”, pontua o gerente da Central de Seabra, Leonardo Athayde.

O Bahia Produtiva é um projeto executado pela CAR, empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e é cofinanciado pelo Banco Mundial. A execução dos sistemas é feita pela Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (Cerb), órgão vinculado à Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (Sihs).

Jornal da Chapada

Compartilhe isso:

  • Compartilhar no X(abre em nova janela) X
  • Compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads
  • Compartilhar no Reddit(abre em nova janela) Reddit
  • Compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela) LinkedIn
  • Imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Envie um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela) E-mail

Relacionado

Post Anterior

#Polêmica: Bolsonaro gasta o triplo do valor investido na construção para inaugurar ponte

Próximo Post

#Bahia: Marcelinho recebe comitiva de Cândido Sales para viabilizar maquinários, sistemas de água e extensão de rede

Próximo Post

#Bahia: Marcelinho recebe comitiva de Cândido Sales para viabilizar maquinários, sistemas de água e extensão de rede

Por favor login para participar da discussão
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
  • INÍCIO
  • JORNAL DA CHAPADA
  • ASSESSORIA
  • MUNICÍPIOS
  • ENTREVISTAS
  • POLÍTICA
  • SÃO JOÃO

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.