Ícone do site Jornal da Chapada

Projeto de Aleluia que isenta trator de licenciamento vira lei

foto2
Aleluia dá como exemplo dos abusos praticados pelos Detrans a cobrança das taxas de vistorias periódicas | FOTO: Reprodução |

A presidente Dilma Rousseff sancionou as alterações ao Código Nacional de Trânsito, propostas pelo projeto de lei de conversão, de autoria do deputado federal José Carlos Aleluia (DEM-BA). Agora ficou explícito na legislação que tratores e máquinas agrícolas estão dispensados de licenciamento e emplacamento, estando sujeitos apenas ao registro sem ônus no Ministério da Agricultura.

A nova redação da lei é clara: “Os tratores e demais aparelhos automotores destinados a puxar ou a arrastar maquinaria agrícola ou a executar trabalhos agrícolas, desde que facultados a transitar em via pública, são sujeitos ao registro único, sem ônus, em cadastro específico do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, acessível aos componentes do Sistema Nacional de Trânsito”.

“Conseguimos um consenso no Congresso, tanto na Câmara quanto no Senado, em prol da isenção de tratores e máquinas agrícolas de qualquer tentativa de criação de taxas para emplacamento ou licenciamento”, diz Aleluia. Ele só lamenta que a presidente Dilma não tenha mantido na íntegra o texto enviado pelo Congresso. “Ela vetou o artigo que dispensava o seguro obrigatório (DPVAT)”, informa.

De qualquer maneira, o deputado baiano avalia como uma vitória para o setor agrícola a dispensa do licenciamento e emplacamento. “É a única atividade do país que continua em expansão, gerando empregos, nesta crise econômica causada pelas barbeiragens das gestões petistas. Não podíamos deixá-lo à mercê da sanha arrecadatória dos Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans), que não perdem a oportunidade de espoliar a população brasileira com taxas esdrúxulas e ilegais”.

Aleluia dá como exemplo dos abusos praticados pelos Detrans a cobrança das taxas de vistorias periódicas. “É um absurdo o que eles estão fazendo com o cidadão brasileiro que tanto vem sofrendo com a inflação e o desemprego. Os Detrans atropelam a Constituição Federal ao cobrar essas taxas ilegais. Mas nós do Democratas já estamos entrando com uma ação no Supremo Tribunal Federal para proibir essa ilegalidade”.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas