Ícone do site Jornal da Chapada

Espetáculo infantil resgata a magia circense estimulando o imaginário e o sonho das crianças

foto
Dia de Circo compõe a programação do minifestival ‘Nossa, que palhaçada!’ projeto que oferece reúne durante todo o mês de agosto no Espaço Xisto Bahia, em Salvador | FOTO: Meramente Ilustrativa/Secom/Arquivo |

Prestando uma homenagem à milenar arte circense, com seu mundo encantado de magias, acrobacias e muitas palhaçadas, o espetáculo infantil Dia de Circo do grupo Viapalco, fica e cartaz no Teatro Xisto Bahia até o dia 30 de agosto, com apresentações aos sábados e domingos, às 16h. O espetáculo narra a história de uma trupe que está em crise devido à falta de artistas para tocarem o espetáculo, até que, ao passar por uma pacata cidade, se depara com duas crianças que sempre foram fascinadas pelo mundo do circo e acabam entrando na família circense.

Dia de Circo compõe a programação do minifestival ‘Nossa, que palhaçada!’ projeto que oferece reúne durante todo o mês de agosto no Espaço Xisto Bahia, diversas trupes de teatro, exposição, exibição de curtas, shows, espetáculos especiais e oficinas de palhaçaria. Além de colocar no palco cenas como a nostálgica charanga (bandinha) anunciando a chegada de um circo, Dia de Circo finaliza suas apresentações com o desfile dos artistas como era comum nos circos tradicionais, envolvendo o público do início ao fim.

Criado a partir de um processo coletivo e seguindo a linha de trabalho do Viapalco, que é a pesquisa e experimentação de novas técnicas e linguagens cênicas, este espetáculo mistura teatro, circo e técnicas de clown e pretende estimular o imaginário e o sonho das crianças e tocar, pela memória, o coração dos adultos.

HISTÓRICO DO ESPETÁCULO
No ano de 2007, o Viapalco decidiu montar um espetáculo que resgatasse o mundo maravilhoso do circo. Os atores tiveram aulas de acrobacia, mágica, “swing poi”, dança e se entregaram com muito afinco a essa homenagem. “Dia de Circo” estreou em 2008 no Teatro ISBA, propondo uma reflexão sobre os valores da nossa sociedade a partir da trajetória da cultura circense. Este espetáculo, assim, presenteia a memória e o coração dos mais velhos, que já viveram, viram ou já ouviram relatos sobre o fantástico acontecimento que é o circo e semeia e alimenta o imaginário das nossas crianças, já povoados de referências a diversos personagens e histórias deste fabuloso universo.

Em 2010, essa história quis ganhar as ruas. Para tal, o Viapalco trabalhou na adaptação deste rico espetáculo, buscando o aperfeiçoamento dessa linguagem com características próprias que é o teatro de rua. Tendo sido premiado pelo edital Jurema Penna, circulou por cidades do interior da Bahia, levando para as ruas desses pequenos municípios a alegria e o colorido do circo, desde a sua chegada em cortejo musical, até seus números tradicionais, que ainda hoje encantam e emocionam.

SERVIÇO
Dia de Circo – Espetáculo Infantil do Grupo Via Palco
Onde: Espaço Xisto Bahia
Quando: Sábados e Domingos de Agosto às 16h
Quanto: R$10,00 (meia) R$20,00 (inteira)

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas