Ícone do site Jornal da Chapada

Bahia: Novo aeroporto em Vitória da Conquista pode se chamar Jadiel Matos

valmir
O deputado federal Valmir Assunção | FOTO: Reprodução/Agência Câmara |

Um projeto de lei de autoria do deputado federal Valmir Assunção (PT-BA) foi apresentado à Câmara dos Deputados nesta terça-feira (18) e pede que o novo aeroporto do município de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, se chame Jadiel Matos. A homenagem se refere ao ex-prefeito da cidade (1973-1976), que, segundo Assunção, “foi o primeiro prefeito eleito em oposição ao regime ditatorial na Bahia, responsável pela criação do plano diretor urbano da cidade e que deu atenção especial à zona rural”. O parlamentar petista lembra a trajetória política de Matos e os feitos da sua administração, que auxiliou na defesa dos direitos populares.

“É uma justa homenagem a um político que desde o início de sua militância sempre esteve ao lado do povo. Mesmo em períodos de extrema pressão, como foi na ditadura militar, e na época da hegemonia do carlismo, Jadiel Matos não sucumbiu e não mudou de lado. Ele teve na coerência e na defesa dos interesses populares as suas marcas de vida e, por isso, merece a homenagem. O novo equipamento construído pelos governos petistas deve reconhecer esse legado de Jadiel em Conquista”, declara Valmir Assunção.

O ex-prefeito de Conquista, Jadiel Vieira Matos | FOTO: Reprodução |

Sobre Jadiel Matos
O político nasceu em Nova Canaã, no centro-sul da Bahia, no dia 26 de junho de 1932, e, se estivesse vivo, teria hoje 83 anos. Jadiel Matos era médico e fundou o hospital SAMUR, na política defendeu a democracia e os direitos das pessoas mais pobres de Vitória da Conquista. Quando médico da Santa Casa de Misericórdia foi perseguido e demitido por discordar do regime militar e externar suas opiniões. Foi eleito prefeito de Conquista e governou de 1973 até 1976 e investiu em uma cidade organizada e projetada para desenvolvimento de setores habitacionais, educacionais, comerciais, lazer e entretenimento, além de indústrias e saúde, foi deputado estadual entre 1979 e 1983 e eleito vereador em 1996 quando licenciou-se do cargo para assumir a secretaria do interior. Jadiel faleceu no dia 13 de janeiro de 1998.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas