Ícone do site Jornal da Chapada

Final de semana repleto de esportes na capital e no interior da Bahia

foto
O karatê terá palco no município de Madre de Deus, onde no sábado e domingo será realizado o IX Campeonato Baiano de Karatê | FOTO: Meramente Ilustrativa |

Com apoio do Governo da Bahia, por meio da Superintendência dos Desportos (Sudesb), o público baiano poderá curtir quatro eventos esportivos neste final de semana: O Circuito Brasileiro Máster de Surf, em Itacaré, a Clínica de Esporte Adaptado, em Senhor do Bonfim, o IX Campeonato Baiano de Karatê, em Madre de Deus e a Seletiva dos Jogos Escolares da Juventude, no Ginásio Poliesportivo de Cajazeiras.

Desta quinta-feira (20) até sábado (22), está sendo realizada em Senhor do Bonfim a Clínica de Esporte Adaptado – capacitação gratuita para profissionais de educação física, técnicos, voluntários e estudantes que atuam com pessoas com deficiência. A palestra de abertura será realizada nesta quinta, a partir das 19h30, no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães. Na manhã de sexta (21), os trabalhos serão retomados com aulas teóricas e prática sobre as modalidades atletismo e handebol. A Sudesb conta com o apoio da Federação Baiana de Desporto de Participação (FBDP).

Surf em Itacaré
Nestes sábado (22) e domingo (23), a cidade de Itacaré recebe a decisão do Circuito Brasileiro Máster de Surf – evento que classifica os representantes do Brasil para o Mundial da categoria da International Surf Association (ISA). Surfistas de todo o Brasil irão utilizar as ondas da Praia da Tiririca para definir quem são os melhores nas categorias máster, envolvendo surfistas acima de 35 anos; grand máster, acima de 40 anos; kahuna acima de 45 anos e grand kahuna, acima de 50 anos.

A 4ª e última etapa do Circuito Brasileiro Máster tem a organização da Confederação Brasileira de Surf (CBSurf), Federação Baiana de Surf (FBSurf), Associação de Surf de Itacaré (ASI) e apoio financeiro da Sudesb.

Karatê
Já o karatê terá palco no município de Madre de Deus, onde no sábado e domingo será realizado o IX Campeonato Baiano de Karatê. O evento, realizado pela Federação Baiana Integração Estilo de Karatê (FBIEK), deve reunir, segundo organizadores, cerca de 700 atletas representando clubes em que atuam nos municípios de Salvador, Lauro de Freitas, Morro do Chapéu, Macaúbas, Wagner, Paulo Afonso, Ibititá, Simões Filho, Castro Alves, Candeias, Madre de Deus e Camaçari.

Com essa atividade, a FBIEK propõe a integração entre o esporte e a sociedade, promovendo a inclusão sócio esportiva de crianças e adolescentes que vivem a margem da sociedade. O investimento da Sudesb nesse evento é da ordem de R$17 mil.

Seletivas Jogos Escolares da Juventude
Teve início na última terça-feira (18), estendendo-se até o próximo dia 29 de agosto, a etapa municipal da Seletiva dos Jogos Escolares da Juventude para alunos-atletas com faixa etária de 15 a 17 anos nas modalidades de futsal, handebol, basquete e vôlei. Os jogos estão sendo realizados no ginásio de esporte do Colégio Salesiano, em Nazaré (dias 18, 20 e 25); no Ginásio Poliesportivo de Cajazeiras (22) e no Colégio Módulo, na Pituba (29).

As partidas são organizadas pela Sudesb, por meio da Coordenação de Apoio ao Esporte. Entre os dias 25 e 27 de setembro, as equipes classificadas do interior e da capital se enfrentam em Salvador para disputar as vagas da etapa nacional.

As competições nacionais serão realizadas em duas etapas – Fortaleza (de 3 a 12 de setembro, faixa etária de 12 a 14 anos) e Londrina (de 12 a 21 de novembro, faixa etária 15 a 17 anos) – com disputas em 14 modalidades esportivas. A competição foi criada pelo Comitê Olímpico do Brasil em 2005 e conta com o apoio do Ministério do Esporte e do Grupo Globo.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas