Ícone do site Jornal da Chapada

MP pede intervenção municipal no sistema de transporte coletivo de Feira de Santana

foto
O Município deverá nomear interventor e manter a intervenção até que entre em vigor eventual contrato emergencial | FOTO: Reprodução/Portal da Feira |

O Ministério Público estadual ajuizou na quinta-feira (20), ação civil pública com pedido liminar solicitando que a Justiça determine ao Município de Feira de Santana a intervenção no serviço de transporte coletivo de passageiros da cidade, com a finalidade de colocar em circulação pelo menos 30% da frota de ônibus em um prazo de 24 horas. Caso o pedido dos promotores de Justiça Tiago de Almeida Quadros e Márcia Morais dos Santos Vaz seja acatado pela Justiça, o Município deverá nomear interventor e manter a intervenção até que entre em vigor eventual contrato emergencial firmado pelas empresas de transporte com o objetivo de restabelecer imediatamente o serviço. A intervenção é prevista pelo contrato de concessão.

Segundo os promotores, o Município sinalizou ontem, dia 19, que as empresas vencedoras da última licitação de concessão do serviço concordaram em assinar um contrato emergencial, mas isso dependeria de um deslocamento de veículos do estado de São Paulo para Feira de Santana, o que demandaria pelo menos cinco dias. Tiago Quadros e Márcia Vaz lembram na ação que o serviço de transporte coletivo de Feira está prejudicado desde o último dia 16, quando as empresas que operavam o sistema desde a primeira licitação, ocorrida em 2005, resolveram recolher todos os ônibus porque não concordaram com o resultado do último processo licitatório. Elas teriam que prestar o serviço até o próximo dia 25, data até qual os antigos contratos de concessão foram prorrogados para evitar a interrupção do serviço.

Os promotores afirmam ainda que encaminharam recomendação à Prefeitura para que ela assumisse a responsabilidade do Município de garantir a prestação, continuidade e qualidade do serviço, por meio de medidas judiciais cabíveis, fazendo as concessionárias disponibilizar ao menos 30% da frota, o que não foi realizado. “Enquanto isso, a população de Feira de Santana vem sendo drasticamente penalizada, vista que obrigada a se submeter, por tempo indeterminado, a um modelo precário de transporte coletivo, realizado de improviso por veículos alternativos, pondo em risco a segurança dos passageiros”, escreveram os promotores na ação. Com informações do MP-BA.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas