Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Festival de Igatu recebe duas apresentações da Camerata da Osba “Opus Lúmen”

foto2
O grupo se apresentará duas vezes no sábado, às 14h, na sede da Filarmônica Lyra 28 de Abril e, às 17h, na Igreja de São Sebastião | FOTO: Reprodução |

Um dos grupos do projeto Cameratas da Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA), o sexteto Opus Lúmen é uma das atrações especiais da 3ª edição do Festival de Música de Igatu, em Andaraí, na Chapada Diamantina. O festival acontece nos próximos dias 27 e 29 de agosto (quinta, sexta e sábado), trazendo ao palco artistas de estilos variados como Margareth Menezes, Márcio Mello, Confraria da Música, Alex Cohen, Jorge Vercillo e a banda 14 Bis. A música de concerto estará representada pela Camerata Opús Lúmen, que fará duas apresentações gratuitas para o público no dia 29 de agosto, sábado: às 14h, na sede da Filarmônica Lyra 28 de Abril e, logo em seguida, às 17h, na Igreja de São Sebastião.

O grupo Opus Lúmen é formado pelos músicos Solamy Oliveira (clarinete); Gustavo Seal (oboé), Ilza Cruz (fagote), Adelson Lemos (trompa), Antonio Carlos “Tota” Portela (flauta) e Humberto Monteiro (percussão). Seu repertório eclético vai da música erudita e clássicos da MPB a trilhas sonoras do cinema. O Festival de Música de Igatu é uma festa tradicional da região da Chapada e que ficou muitos anos sem acontecer. Nessa terceira edição consecutiva – uma parceria entre a Bahiatursa e a Prefeitura Municipal de Andaraí – é grande a expectativa dos organizadores do evento, que tem como tema “É tempo de ser feliz, de fazer o bem”.

Por sua vez, a vila de Igatu é um roteiro turístico muito visitado, conhecida também como “Cidade de Pedra” ou a “Machu Picchu baiana”. Já foi habitada por mais de nove mil pessoas, no auge do Ciclo dos Diamantes, no século XIX. Hoje, Igatu é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e possui pouco mais de 300 habitantes. A OSBA tem atualmente como curador artístico o maestro Carlos Prazeres e é mantida pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult-BA), através da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) e do Teatro Castro Alves.

Leia também
Chapada: Campanha ambiental deve mobilizar turistas durante Festival de Igatu; confira atrações
Chapada: Festival de Jazz do Capão terá concertos de piano no circo; confira novidades
Chapada: Confira programação completa do Festival de Música de Igatu, em Andaraí
Chapada: Festival da Cachaça em Abaíra terá show de Paula Fernandes
Chapada: Festival de Jazz do Capão já tem programação completa; confira as atrações
Festival de Jazz do Capão une sustentabilidade e boa música no coração da Chapada Diamantina
Chapada: Vercillo, Márcio Mello e Confraria da Música são confirmados no Festival de Igatu
Chapada: Festival de Música de Igatu será entre 27 e 29 de agosto; programação na próxima semana
Chapada: 17º Festival de Inverno de Lençóis já tem data confirmada; programe-se

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas