Ícone do site Jornal da Chapada

Comissão da Verdade é prorrogada e inaugura monumento em homenagem a mortos e desparecidos na ditadura

foto
Foto da projeção do monumento no Campo da Pólvora | FOTO: Divulgação/GOVBA |

O Diário Oficial do Estado publica, nesta sexta-feira (28), decreto assinado pelo governador Rui Costa que prorroga até 31 de dezembro de 2015 as atividades da Comissão Estadual da Verdade (CEV-BA). O fato acontece no dia do aniversário de sanção da Lei da Anistia que, neste ano, será marcado pela inauguração do Monumento aos Mortos e Desaparecidos Políticos na Bahia, patrocinado pelo Governo do Estado.

O monumento de 4 metros de altura é uma homenagem do Comitê Baiano pela Verdade (CVB), do Grupo Tortura Nunca Mais (GTNM) e do Governo do Estado a baianos e brasileiros que tombaram na luta por liberdade entre 1964 e 1985. Ele será entregue à população às 17h desta sexta-feira histórica na praça do Campo da Pólvora, em Salvador. A inauguração da obra do artista plástico Ray Viana faz parte da Semana da Anistia. Até sábado (29), a programação promovida por esse conjunto de entidades, em parceria com o Poder Público, reúne uma série de homenagens aos 36 anos da lei que devolveu os direitos políticos a presos e exilados perseguidos pelo regime militar.

A Comissão Estadual da Verdade foi criada através do Decreto 14.227, de 10 de dezembro de 2012. O grupo é responsável por apurar e esclarecer casos de violação dos direitos humanos na Bahia praticados no período de 1964 a 1988, com o objetivo de auxiliar a Comissão Nacional da Verdade, além de contribuir com a efetivação do direito à memória e à verdade histórica e com a promoção da reconciliação nacional. A comissão seria encerrada, conforme decreto que o criou, no próximo dia 31 de agosto.

Sobre o monumento
Financiado pelo Governo do Estado, ele foi confeccionado em fibra de vidro com inserção de vergalhões e chapas de aço, com pintura automotiva e efeitos de envelhecimento. A peça pesa aproximadamente 250 kg e sua instalação tem apoio da Prefeitura de Salvador, que garantiu a cessão da área onde a obra será implantada.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas