Ícone do site Jornal da Chapada

Salvador: Primeiro dia da Feira reúne amantes do livro e da literatura de todas as idades

foto
A Primavera da Libre, promovida pela Liga Brasileira de Editoras (Libre) ganha edição inédita em Salvador reunindo 38 editoras associadas | FOTO: Mauricio Serra |

O primeiro dia da Primavera da Libre reuniu um público diverso de todas as idades. Além da venda de títulos das 38 editoras participantes filiadas à Liga Brasileira de Editoras (Libre), realizadora do evento, a quinta-feira cotou com duas mesas que redera ótimos debates: “O mercado editorial e outros horizontes” e “Plano Nacional do Livro Leitura Literatura e Biblioteca”. A Primavera da Libre acontece até domingo, no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM), das 10h às 19h. Além da feira de livros, a programação terá mesas de debate, encontros com autores, lançamentos e Sarau Pós Lida. Para as crianças, contação de histórias e oficinas de arte.

A primeira mesa, iniciada às 15h, contou com a participação de: Mariana Warth, editora da Pallas desde 2002, responsável pela implementação do catálogo infantil e juvenil da editora e criadora do novo selo editorial Pallas Míni, dedicado somente ao público infantil; Afonso Martin, atual diretor-presidente da Associação Nacional de Livrarias (ANL) e também representante da livraria Sampa Books; Primo Maldonado, Sócio Proprietário da Livraria, Distribuidora e Editora LDM, fundada em 1992; e Ana Paula Tósca, formada em jornalismo e atualmente mestranda em Literatura Infantil e Juvenil na Universidade Autônoma de Barcelona, Assessora de Comunicação da Editora 34 desde 2010.

A segunda mesa, iniciada às 17h, reuniu outros grandes nomes: Raquel Menezes, atual presidente da LIBRE, doutoranda em Literatura Portuguesa e editora da Oficina Raquel; José Castilho Marques Neto, Secretário Executivo na Plano Nacional Do Livro e Leitura, membro titular da Comissão Nacional do Instituto Internacional de Língua Portuguesa, doutor em Filosofia e autor de diversos artigos e livros desta área; João Vanderlei de Moraes Filho, Diretor do Livro e da Leitura na Fundação Pedro Calmon, poeta e pesquisador da cultura popular; Zulu Araújo, pesquisador da cultura afro-brasileira e atual diretor da Fundação Pedro Calmon; Lourdes de Fátima Santos Pinto, atual Presidente do Plano Municipal do Livro, da Leitura e da Biblioteca de Salvador, mestre em Literatura Comparada, com diversos artigos e ensaios publicados tanto na área literária como na área jurídica.

Além da feira de livros, a programação terá mesas de debate, encontros com autores, lançamentos e Sarau Pós Lida | FOTO: Auricio Serra |

Para encerrar as atividades do primeiro dia, a Feira contou ainda com uma edição especial do Sarau de poesia Pós – Lida comandado pelo poeta James Martins, com os poetas convidados Geraldo figueiredo e Adriano Nunes (via internet). Considerada a maior feira literária independente do Brasil e uma das mais expressivas do gênero no mundo, a Primavera da Libre, promovida pela Liga Brasileira de Editoras (Libre) ganha edição inédita em Salvador reunindo 38 editoras associadas, levando para o público diversidade de títulos e variedade de gêneros.

A feira conta com o patrocínio do BNDES e Ministério da Cultura, além do apoio do Hotel Sol Victoria Marina, Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM), Instituto do Patrimônio Artístico Cultural da Bahia (IPAC), Fundação Pedro Calmon e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.

Sobre a Libre
A Liga Brasileira de Editoras (Libre) é a maior rede de editoras independentes do mundo, com 130 associadas de todas as partes do País. Constituída em 2002, tem como principais objetivos atuar pelos interesses das independentes e buscar espaços para discutir o livro e a leitura. A Libre é associada à Aliança Internacional dos Editores Independentes.

Serviço
PRIMAVERA DA LIBRE
Feira literária com descontos de até 50%. Programação paralela: lançamentos de livros, encontros com escritores, debates e atividades para crianças
Realização: Liga Brasileira de Editoras (Libre)
Quando: dias 27, 28, 29 e 30 de agosto – Períodos matutino e vespertino
Horário: 10 às 19 horas (todos os dias)
Onde: Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM) – Solar do Unhão – Av. Contorno
A entrada e a participação nos eventos são gratuitas
Acesse: www.libre.org.br

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas