Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Andaraí volta a decretar situação de emergência por causa do longo período de estiagem

andarai
Durante o período sem chuva, algumas medidas foram adotadas, mas não tiveram efeito algum sem água. Não chove na região há 54 meses, segundo a prefeitura local | FOTO: Reprodução |

O município de Andaraí, na Chapada Diamantina, voltou a decretar situação de emergência por causa da longa estiagem. Embora tenha realizado evento tradicional na região, no último final de semana, a prefeitura local alega que a estiagem já dura 54 meses, e falta água potável para consumo humano e produção. O decreto foi divulgado nesta segunda-feira (31), conforme publicação de texto no site Bocão News. No mês de março, a gestão atual de Andaraí alertou, também por decreto, a respeito dos danos ambientais e econômicos decorrentes da seca. Na época, o governo do estado reconheceu o cenário e publicou decreto com validade de 180 dias.

Ainda conforme dados da prefeitura, mesmo com a chuva que caiu no final de 2014 e em fevereiro deste ano, os estragos causados pela estiagem não foram resolvidos nas áreas atingidas. A administração aponta, segundo o Bocão News, que entre os problemas da longa estiagem estão a perda da lavoura, falta de água adequada para consumo e, risco de consumo de água contaminada. Durante o período sem chuva, algumas medidas foram adotadas, mas não tiveram efeito algum sem água, já que se tratava apenas de empréstimos de arados e doação de mudas de mandiocas e sementes de milho e feijão para os agricultores da zona rural. Essas plantações, portanto, não se desenvolveram.

Leia também:
Câmara aprova R$ 904 milhões para defesa civil e combate à seca

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas