Ícone do site Jornal da Chapada

Profissionais serão qualificados para atenção ao uso de álcool e outras drogas

SONY DSC

foto
Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPs-Ad) Gregório de Matos | FOTO: Reprodução |

Qualificar um número estimado em 3.200 profissionais de 20 municípios baianos considerados prioritários do programa estadual Pacto pela Vida. Essa é a proposta do projeto de capacitação em atenção ao uso de álcool, crack e outras drogas, uma iniciativa conjunta da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia (Ufba) e Aliança de Redução de Danos Fátima Cavalcanti (ARD-FC), por meio do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPs-Ad) Gregório de Matos.

O propósito é promover apoio aos municípios baianos para a estruturação de redes de atenção integral a usuários de álcool e outras drogas. Inicialmente. o projeto contemplará 10 municípios, entre eles, Salvador, Lauro de Freitas e Camaçari, na região metropolitana, onde já está acontecendo a mobilização de profissionais envolvidos na capacitação.

Profissionais da rede de atenção psicossocial dos municípios em atenção ao uso de drogas, com foco principal nas equipes de Caps, e representantes de áreas intersetoriais – ação social, justiça e segurança – serão beneficiados com a capacitação, que deverá resultar no fortalecimento da articulação no cuidado em rede aos usuários de álcool, crack e outras drogas. Durante o treinamento, haverá discussão sobre a elaboração/aprimoramento do plano de ação do Pacto pela Vida nos municípios.

O desenvolvimento do projeto ocorrerá por meio de aulas presenciais, estudo de casos, rodas de conversa e atividades reflexivas, com duração de 16 horas, e mais oito horas semanais de atividades de ensino a distância (EAD), durante quatro semanas. N período de EAD será discutido até quatro situações-problema ou casos clínicos, além do espaço de esclarecimento de dúvidas com profissionais do Caps-Ad Gregório de Matos.

Conteúdo
Três eixos programáticos fazem parte do conteúdo da capacitação – aspectos sócio antropológicos do uso de drogas, aspectos clínicos relacionados ao uso de drogas e articulação em rede na assistência aos usuários de drogas e familiares. Entre os eixos serão enfocadas questões como políticas sobre drogas no Brasil e no mundo, proibicionismo e redução de danos, dimensões do uso de drogas, tipos de drogas e principais efeitos no organismo, atenção clínica a populações específicas (criança e adolescente, população em situação de rua, alcoolista, usuários de crack e pessoas em cumprimento de medida judicial), recursos de tratamento e acompanhamento e atenção em situação de crise.

Caps
O Caps Ad Gregório de Matos está localizado no Terreiro de Jesus, no prédio da Faculdade de Medicina da UFBA, integra as ações do do Pacto pela Vida e do plano federal ‘Crack, é possível Vencer’ e funciona como um serviço docente-assistencial, com a finalidade de capacitar e formar profissionais especializados para atuação em centros de atenção psicossocial (CAPs) de álcool e outras drogas. Dentro da vertente assistencial, o Caps Ad Gregório de Matos se constitui numa resposta às demandas dos usuários de substâncias psicoativas de Salvador, em particular do Centro Histórico.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas