Ícone do site Jornal da Chapada

Dilma tira poderes de comandantes militares e entrega para Jaques Wagner

dilma e wagner
O ministro da Defesa e ex-governador da Bahia, Jaques Wagner, estava na China quando o decreto foi editado e também demonstrou surpresa com a publicação durante sua ausência | FOTO: Reprodução |

Na quinta-feira da semana passada, a presidente Dilma Rousseff assinou decreto 8.515, que estava na gaveta da Casa Civil há mais de três anos, tirando poderes dos comandantes militares e delegando ao ministro da Defesa competência para assinar atos relativos a pessoal militar, como transferência para a reserva remunerada de oficiais superiores, intermediários e subalternos, reforma de oficiais da ativa e da reserva, promoção aos postos de oficiais superiores e até nomeação de capelães militares, entre outros. As informações foram publicadas pelo jornal Estadão nesta terça-feira (8).

Segundo a publicação, hoje, estes atos são assinados pelos comandantes militares. A medida foi recebida com “surpresa”, “estranheza” e “desconfiança” pela cúpula militar, que não foi informada que ela seria assinada pela presidente e publicada no Diário Oficial de sexta-feira. A responsabilidade pela decisão de o decreto ter saído do fundo da gaveta para o DO estava sendo considerada um mistério. No final do dia, no entanto, a Casa Civil informou que o envio do decreto à presidente atendeu a uma solicitação da Secretaria-geral do Ministério da Defesa, comandada pela petista Eva Maria Chiavon. Mas todos ainda buscam explicações claras sobre o que realmente aconteceu neste processo.

Ao jornal, o ministro da Defesa e ex-governador da Bahia, Jaques Wagner, que estava na China quando o decreto foi editado, também demonstrou surpresa com a publicação durante sua ausência do País. “Posso assegurar que não há nenhum interesse da presidente Dilma tirar poderes naturais e originais dos comandantes”, afirmou ao Estado. “Ainda não estudei o decreto, mas ele visa normatizar as prerrogativas de cada instância com a criação do Ministério da Defesa e não tirar o que é da instância dos comandantes”, justificou. Wagner lembrou que o decreto só entra em vigor em 14 dias e que, portanto, “qualquer erro ainda pode ser corrigido”. O texto fala ainda que a competência prevista nos incisos do decreto podem ser subdelegadas pelo ministro da Defesa aos comandantes. Com redação do site Bocão News.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas