Ícone do site Jornal da Chapada

Publicação online destaca as 10 trilhas mais famosas do mundo; conheça aqui

foto5
Salar do Uyuni fica na Bolívia e é uma das mais inesquecíveis experiências realizadas por qualquer trekkeiro | FOTO: Revista Rumo |

A Revista Blog de Escalada escolheu as dez mais clássicas trilhas do mundo, aquelas que toda pessoa deveria realizar antes de morrer. Não se desanime, chapadeiro, se você não encontrar na lista o Vale do Pati, ou outra trilha da Chapada Diamantina, pois abaixo não estão listados os mais lindos ou difíceis trekkings, e sim os mais famosos do mundo.

Todas as dez trilhas apresentadas requerem certa dose de experiência, pulmões fortes, pernas em forma e uma boa dose de força de vontade. Mas como o trekking é uma atividade que mistura esforço físico e contemplação para os praticantes, você será recompensado por experiências para uma vida toda.

As ruínas de Machu Picchu | FOTO: Chakana Tour Peru |

Trilha Inca – Peru
A Trilha Inca até as ruínas de Machu Picchu é talvez o trekking mais conhecido da América do Sul. O início do trekking é na cidade peruana de Cuzco e por estar a 4.200 metros acima do nível do mar, requer preparo físico e resistência.

Salar do Uyuni – Bolívia
A trilha no Salar do Uyuni é considerada uma das mais inesquecíveis experiências realizadas por qualquer trekkeiro. Com duração de aproximadamente três dias, requer que o praticante tenha preparo físico mediano, e um bom cartão de memória para a máquina fotográfica para capturar todas as paisagens do lugar.

Torres del Paine no Chile | FOTO: Viagens e Turismo |

Torres del Paine – Chile
As imponentes montanhas em meio aos pampas da Patagônia chilena exibe um cenário único e que por vezes parece feito por photoshop. Seus circuitos “O” e “W” são considerados a ‘Meca’ de todo trekkeiro que leva a sério a atividade.

Parque Nacional Serra dos Órgãos fica no Rio de Janeiro | FOTO: Maicon Gonçalves |

Trilha Parque Nacional Serra dos Órgãos – Brasil
A cadeia montanhosa que separa as cidades de Petrópolis e Teresópolis, no estado do Rio de Janeiro possui um dos trekkings mais bonitos do Brasil. Para percorrer todo o percurso, o praticante deve ter bom preparo físico, além de estar disposto a enfrentar as instabilidades de tempo que sempre ocorrem por lá.

Trilha South Rim no oeste dos EUA | FOTO: Reprodução |

Trilha South Rim – EUA
Uma trilha que tem como atrativo Geisers, rios ferventes e cachoeiras espetaculares, tudo localizado no Parque Nacional de Yellowstone, no oeste dos EUA. O parque é o mais antigo dos EUA e tombado pela Unesco. Com vistas espetaculares de cachoeiras de 350 metros e cânions de 32 quilômetros não é fisicamente exigente do praticante, mas não é indicado a principiantes.

Um rio de águas quentes cheio de cascatas atravessa a trilha do Lago Fervente, na Comunidade Dominicana, no Caribe | FOTO: Reprodução |

Lago Fervente – Comunidade da Dominica
Em um dos países menos visitados por brasileiros no mundo, a Comunidade da Dominica (ilha no Mar do Caribe) esconde um dos mais interessantes trekkings a um lago fervente em meio a uma floresta tropical. A antiga colônia do Reino Unido (conquistou independência em 1978) possui o Parque Nacional Morne Trois Pitons, onde está localizado o lago fervente, foi tombado pela Unesco em 1997. O Lago Fervente (Boiling Lake) possui águas ferventes com temperatura que varia entre 82 e 91°C ao longo de suas bordas. A temperatura da parte central é desconhecida (encontra-se sempre em estado de ebulição). A água possui tons azuis e está constantemente em evaporação, sua profundidade segundo os registros, pode passar dos 59 metros.

Garganta do Salto do Tigre (Tigersprung Schluchtt) fica na China | FOTO: Community |

Garganta do Salto do Tigre (TTigersprung Schlucht) – China
O maior vale localizado no sudoeste da China, Hǔtiào Xiá (palavra chinesa que significa Garganta do Salto do Tigre) fica no estado de Yunnan e possui um desnível de 3.900 metros ao longo de 15 quilômetros de extensão. A trilha que começa em Qiaotou indo pelo rio Yangtze (conhecido na região por Jinsha Jiang) até o ‘Jardim da Noz’ oferece vistas espetaculares. A região foi tombada, em 2003, como patrimônio da humanidade pela Unesco. Entretanto, o governo chinês possui projetos para construção de hidroelétricas na região.

Alta Via das Dolomitas nº1 Itália | FOTO: Panoramio |

Alta Via das Dolomitas nº1 – Itália
As Dolomitas é um maciço montanhoso, na Itália, que oferece uma gama infinita de trekkings deslumbrantes e das mais diferentes dificuldades. Em especial, a cadeia montanhosa nº1 é dividida em 13 ramos que vão do Lago Praga até Belluno, variando de altitudes de 1.500 a 2.200 metros.

Grande Caminhada Oceânica na Austrália | FOTO: Mel Bourne |

Grande Caminhada Oceânica – Austrália
A grande caminhada oceânica vai desde a costa idílica até a cidade de Apollo Bay, em uma caminhada de aproximadamente de 100 quilômetros. Na caminhada, podem ser vistos os pilares de calcário chamado “Doze Apóstolos”. Além da paisagem é possível contemplar e avistar ursos coalas e cangurus.

Hielo Azul é uma das atrações na Argentina | FOTO: Jesús Vega |

Hielo Azul- Argentina
Na Argentina está escondido um verdadeiro paraíso para turismo de aventura, ainda não descoberto por turistas estrangeiros, em El Bolsón. Na cidade está um dos mais bonitos trekkings da Argentina. Com uma dificuldade moderada até sua primeira metade, e difícil na segunda metade, a trilha é realizada em dois dias, com estadia em refúgios de montanha. Com informações do Blog Descalada.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas