Ícone do site Jornal da Chapada

Vídeos: Festival de Jazz do Capão atrai visitantes à Chapada Diamantina; conheça os músicos

fotos
Conheça mais do pianista André Mehmari, da musicista Joyce Moreno e do também pianista solo Ricardo Castro | FOTO: Montagem do JC |

A quinta edição do Festival de Jazz do Capão já está chegando, acontece nos dias 18 e 19 de setembro, e ainda dá tempo de se programar para curtir boa música num cenário encantador, no Vale do Capão, município de Palmeiras, na Chapada Diamantina. A programação completa já foi divulgada, contando com artistas de peso como o pianista Ricardo Castro, que vai abrir o Festival com um concerto solo, às 19 horas, no Circo do Capão.

Além do multi-instrumentista chileno radicado na Bahia, Jorge Solovera, o trompetista Joatan Nascimento, acompanhado do seu sexteto, com o show Back To The 70’s, e os grupos locais, como o Coral do Capão, Bando Passarim e Elixir Tafari, que integram a “Mostra Capão”, todos se apresentam na sexta (18), no palco da praça.

No sábado (19), o pianista fluminense André Mehmari abre a noite, com um concerto solo no Circo do Capão, às 19 horas. Depois, na praça, apresentam-se o grupo afro percussivo Aguidavi do Jêje, seguido do acordeonista Toninho Ferragutti e Quinteto e da cantora, compositora, arranjadora e instrumentista Joyce Moreno e trio.

Confira vídeo de Ricardo Castro

Mas não é só de shows que é feito o festival, os workshops são tradicionais e muito importantes no evento, pois é quando o público interessado pode interagir com os artistas e aprender com eles. Para a edição deste ano, Rowney Scott, idealizador, curador e diretor artístico do festival, trouxe como novidade a realização de shows dentro do Circo do Capão, que até então eram realizados apenas na praça principal.

Para quem ainda não conhece o trabalho de todos os artistas que estarão no Festival de Jazz do Capão deste ano, vale a pena dar uma conferida na descrição abaixo e assistir aos vídeos.

Leia também
Chapada: Festival da Cachaça em Abaíra terá Seu Maxixe, Neto LX e Paula Fernandes
Festival de Jazz do Capão acontece em setembro com workshops e shows gratuitos; confira programação

André Mehmari
Pianista, arranjador, multi-instrumentista e compositor. É apontado como um dos mais originais músicos da cena brasileira e premiado tanto na área erudita quanto popular. Ele apresentará workshop sobre o universo do piano popular na música brasileira.

Confira o som de Toninho Ferragutti

Elixir Tafári
Banda de latin groove com influências de ritmos do Caribe como son cubano, salsa, além da cumbia colombiana, reggae, funk, hip hop, ritmos africanos e ciganos. O dueto fundador são Yahu Palacios (violão e compositor) e Isabel Cardona (cantora, compositora e percussão latina), tocando desde 2003 juntos.

Conheça Aguidavi do Jêje

Bando Passarim
Apresenta parte do show ‘Passarinho no pé do ouvido’, interpretando os cantos de passarinho com arranjos autorais para arcos, cordas e sopros. Alguns pássaros do Brasil e da Chapada Diamantina são cantados em diversos gêneros tradicionais como tore e rojão de roça, coco e cacuriá, tambor de mina, bumba-meu-boi e cantiga de roda.

Vídeo de Joatan Nascimento

Coral do Capão
Grupo foi formado há 13 anos, surgiu por uma iniciativa de jovens, que após uma gincana escolar, que propunha a tarefa ‘canto coral’. A receptividade e repercussão desta atividade, motivou a busca pela formação contínua de um coral que representasse a comunidade do Capão. O repertório é composto por músicas populares de diversos estilos e nacionalidades.

Leia também:
Chapada: Festival de Lençóis atrai turistas no feriadão de outubro; confira opções de passeios
Brasil Ride movimenta as trilhas da Chapada Diamantina entre 17 e 24 de outubro

Confira a programação completa:
Sexta 18/09
Workshop no Circo do Capão
9h30 – Luizinho do Jêje
14h – Joyce Moreno

Show no Circo do Capão
19h – Ricardo Castro (piano solo)

Show na Praça da Vila (a partir das 20h30)
Mostra Capão: Coral do Capão, Bando Passarim e Elixir Tafari
Jorge Solovera
Joatan Nascimento – Sexteto “Back to the 70’s”

Sábado 19/09
Workshop no Circo do Capão
9h30 – Jorge Solovera
14h – André Mehmari

Show no Circo do Capão
19h – André Mehmari (piano solo)

Show na Praça da Vila (a partir das 20h30)
Aguidavi do Jêje
Toninho Ferraguti Quinteto
Joyce Moreno & Trio

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas