Ícone do site Jornal da Chapada

Jovens de Feira de Santana já podem participar do Neojiba

foto5
O primeiro projeto do Neojiba nos Bairros em Feira de Santana teve início em agosto| FOTO: Reginaldo Pereira/Divulgação |

Um concerto com músicas do repertório brasileiro e internacional, como Berimbau, de Vinicius de Morais e Baden Powell, e danças húngaras, do compositor J. Bramns, com arranjos de Jamberê Cerqueira, entre outras, marcou o início das atividades de sensibilização dos jovens para a chegada, na localidade de Rua Nova, em Feira de Santana, das atividades de musicalização do projeto Neojiba nos Bairros.

A apresentação da Orquestra Juvenil, formada por jovens de vários bairros de Feira de Santana, aconteceu nesta sexta-feira (11), na Escola Ernestina Carneiro, e contou com a participação do secretário de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, Geraldo Reis, do maestro Ricardo Castro, professores, estudantes e a corporação da Base Comunitária da Rua Nova.

O Núcleo de Prática Orquestral e Coral (NPO) de Feira de Santana, uma parceria do Instituto Antônio Gasparini com os Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (Neojiba), programa da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), inicia expansão para mais uma área de Base Comunitária de Segurança do município. Já a partir da próxima segunda-feira (14), os interessados em fazer parte do projeto podem procurar a Base Comunitária da Rua Nova para fazer a inscrição.

Pacto pela Vida
O primeiro projeto do Neojiba nos Bairros em Feira de Santana teve início em agosto, na comunidade George Américo, e oferece aulas de instrumentos e canto coral a 100 crianças e adolescentes. O projeto foi recebido com grande expectativa da população, que já demonstrava interesse pela oferta de atividades culturais para reverter o quadro de violência que marca a história do bairro, que tem o maior índice de homicídio e tráfico de drogas no município.

Segundo o secretário de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, Geraldo Reis, as ações do Neojiba nos Bairros em Feira de Santana respondem às necessidades de fortalecimento das comunidades mais vulneráveis, no âmbito do Pacto Pela Vida. “São ações que ampliam as possibilidades de futuro para crianças e adolescentes e para promover uma cultura de paz na Bahia”.

Núcleo de Prática Orquestral e Coral
O Núcleo de Prática Orquestral e Coral (NPO) de Feira de Santana iniciou suas atividades em 2014, tendo já como um dos objetivos promover a iniciação musical de crianças e adolescentes. Formada a Orquestra Juvenil de Feira de Santana, esta passou de 26 integrantes para os atuais 36 e, até o final de 2015, serão selecionados mais 14 músicos para cumprir a meta de 50 integrantes – músicos que também são capacitados como jovens multiplicadores do projeto Neojiba nos Bairros. A ação é uma parceria do Neojiba com o Instituto Antônio Gasparini, organização não governamental sediada na cidade.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas