Ícone do site Jornal da Chapada

Interior da Bahia recebe Festival Nacional de Teatro Infantil

foto
O primeiro dia de programação também contará com oficinas de Circo gratuitas para crianças a partir e oito anos e adultos | FOTO: Reprodução |

Durante o período de 1° a 12 de outubro, a Bahia recebe 32 espetáculos infantis e juvenis (entre convidados e selecionados) de 13 estados brasileiros na 8ª Edição do Festival Nacional de Teatro Infantil de Feira de Santana (Fenatifs). Realizado pela Cooperativa de Teatro para a Infância e Juventude da Bahia – Cia. Cuca de Teatro, em parceria com a Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), o evento também conta com cerca de 50 apresentações artísticas, além de oficinas, debates e workshops. O Festival tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura do Estado, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA).

“O Fenatifs nasceu da vontade de contribuir para o desenvolvimento e fortalecimento do teatro infantil brasileiro, o que culminou na organização de um festival de característica plural, com mostras específicas que trazem para o público uma diversidade de artistas e propostas de linguagens que somente em um festival é possível”, declara Elizete Destéffani, coordenadora geral do 8º Fenatifs.

O Centro de Cultura Amélio Amorim, espaço cultural administrado pela SecultBA em Feira de Santana, recebe no dia 01, às 19h, a abertura do Festival. O momento será marcado por um espetáculo inédito que reunirá artistas baianos de circo e teatro, com participação especial da Banda Radioativos. Em seguida, a noite será coroada com a apresentação do projeto “PUMM – Por Um Mundo Melhor”, com um irreverente show de instrumentistas e cantores, que mesclam Rock, MPB e Samba em uma performance que busca, através da música e da ludicidade, fomentar ações e ideias em prol da sustentabilidade, cidadania e valorização da cultura brasileira.

O primeiro dia de programação também contará com oficinas de Circo gratuitas para crianças a partir e oito anos e adultos, que serão oferecidas a partir das 14h no Centro de Cultura Amélio Amorim. Os interessados podem se inscrever pelo e-mail: fenatifs@ciacucadeteatro.com.br.

Programação
O Festival conta com quatro mostras teatrais. Na Mostra Nacional, foram selecionados grupos de Recife (PE), Montanha (ES), Curitiba (PR), Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), Ribeirão Preto (SP) e Goiânia (GO). Já na Mostra Interior do Nordeste, grupos de Lauro de Freitas (BA), Campina Grande (PB) e Umarizal (RN) comandam os palcos.

A mostra Jovens Talentos conta com apresentações de companhias de Feira de Santana (BA), Lauro de Freitas (BA), Santo Antônio de Jesus (BA), Fortaleza (CE), Camaçari (BA) e São Gonçalo dos Campos (BA), enquanto a Mostra Talentos Mirins recebe espetáculos de grupos de escolas, instituições e Pontos de Cultura oriundos da cidade de Feira de Santana e seus distritos, bem como das cidades do Território Portal do Sertão.

Um dos destaques da programação de 2015 é o espetáculo “Rock’n Lixo – Uma história para reciclar o Brasil”, que se apresenta na Mostra Nacional. A montagem, do Grupo Nova Arte Produções (SP), propõe a reflexão sobre as questões ecológicas através de um musical divertido, que conta com uma banda clássica de rock’n roll com baixo, guitarra e bateria. A peça possui cenário, figurino, instrumentos de percussão e bonecos manipulados confeccionados, quase que em sua totalidade, com materiais reutilizados.

Como atração convidada, a Mostra Nacional também apresenta entre os destaques o espetáculo “CUCO – A Linguagem para bebês”, da Cia Caixa de Elefante (RS). A peça chama atenção por ser pensada para bebês e crianças de 0 a 03 anos, tendo uma poética motivada por aquela que parece ser uma das primeiras experiências lúdicas e estéticas dos bebês, o jogo entre o “esconder e o revelar”.

Além de oferecer espetáculos de qualidade ao seu público, o Festival fomenta cultura através das diversificadas e enriquecedoras atividades formativas. Nesta edição, a programação conta com “Oficina de Interpretação e Direção Teatral”, ministrada pelo convidado Ricardo Schöpke, que também estará presente durante todo o festival como crítico e debatedor das Mostras Nacional e Interior do Nordeste. Também será oferecida a “Oficina Não existe Papel Pequeno”, conduzida pela diretora e atriz baiana Andrea Elia, a “Oficina Laboratório de Sensibilização para Teatro de Animação” pelo grupo convidado Cia Caixa de Elefante do Rio Grande do Sul, além de oficinas de arte circense, mágica e artes com sucata, que será realizada após ação de arrecadação de garrafas pets.

Já os bonecos Mamulengos, reconhecidos em março de 2015 como Patrimônio Imaterial do Brasil, serão o foco de uma oficina de confecção e montagem ministrada pelo Mestre Biribinha, que desde 2010 empresta seu nome ao Troféu Biribinha de Teatro, oferecido para todos os grupos e artistas que se apresentam no Fenatifs. O palhaço Biribinha também se apresenta com o espetáculo “Circo Teatro Mão- Molenga”.

A lista completa dos espetáculos e da programação pode ser conferida no site.

Ingressos
Os ingressos da programação serão oferecidos a preços populares no valor de R$ 12 (meia promocional). A programação também conta com apresentações solidárias mediante doação de alimentos e/ou itens de higiene pessoal e apresentações gratuitas para estudantes da rede pública.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas