Ícone do site Jornal da Chapada

Bahia recebe caravana para promover igualdade racial e debater a superação do racismo

foto6
Jorge Portugal, ministra da Igualdade Racial e secretária estadual de Promoção da Igualdade Racial participam do encontro com segmento cultural negro da Bahia, nesta segunda à noite | FOTO: Reprodução |

A Bahia recebe a sétima etapa da Caravana Pátria Educadora pela Promoção da Igualdade Racial e Superação do Racismo, nos dias 21 e 22 de setembro. A caravana percorre todo o país promovendo debates sobre a promoção da igualdade racial. Visitas aos terreiros Bate Folha, Casa Branca, Bogum e Axé Opô Afonjá, reunião com reitores de 13 universidades baianas, assinatura de adesão ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir), além de encontros com representantes do movimento cultural negro do estado, fazem parte da programação.

Na segunda (21) à noite, foi realizado o Encontro com o Segmento Cultural Negro da Bahia, na Casa do Olodum. Participaram do debate a ministra da Igualdade Racial, Nilma Lino Gomes, e os secretários estaduais da Cultura, Jorge Portugal, e da Promoção da Igualdade Racial, Vera Lúcia Barbosa. Nas agendas, há uma diversidade de participantes, entre estudantes, legisladores, prefeitos, governadores, membros da sociedade civil organizada e demais atores políticos comprometidos com a causa. Além das discussões sobre a política nacional de promoção da igualdade racial, a caravana serve para explicar como funciona o Sinapir, e engajar municípios e estados para fazerem parte do sistema.

Segundo a ministra, o Sinapir é uma ação que dá capilaridade a política de promoção da igualdade racial e também do combate a todas as formas de racismo. “O Sinapir leva aos municípios e aos estados as políticas desenvolvidas pela Seppir. É uma forma de integrar, unir esforços e estimular a criação de órgãos de promoção da igualdade racial no país”.

Um reflexo positivo dessa política foi a assinatura de um acordo de cooperação técnica com o governo da Bahia, na tarde desta segunda, dentro de um ato solene que instituiu a “Década Internacional de Afrodescendentes no Estado da Bahia”. Na terça (22) pela manhã, a caravana participa de um debate na Assembleia Legislativa da Bahia, com o tema “Década Internacional de Afrodescendentes e as Políticas de Promoção da Igualdade Racial”.

Leia também
Bahia adere à Década Internacional de Povos Afrodescendentes

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas