Ícone do site Jornal da Chapada

Bahia: Agricultores de Macaúbas são beneficiados com entrega de barracas e veículos

foto5
Governo realiza ações como estratégia da CAR e da SDR para apoiar, fomentar e fortalecer a agricultura familiar na região | FOTO: Mariana Miranda |

Agricultores familiares do município de Macaúbas, no centro-sul da Bahia, foram beneficiadas com a entrega de três veículos e barracas durante a II Feira Empresarial de Macaúbas e Território da Bacia do Paramirim (Femac) e a IV Expoagro e Agricultura Familiar, na quinta-feira (24). O diretor executivo da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Wilson Dias, participou do ato. No total, 30 barracas de feira foram entregues à Associação Comunitária Industrial de Macaúbas, enquanto os veículos foram destinados à Associação Escola de Família Agrícola de Boquira, Fundação Sagrada Família e Associação de Escolas de Família Agrícola da Bahia (AECOFABA).

Wilson Dias explica que as ações consistem em mais uma estratégia da CAR e da secretaria no sentido de apoiar, fomentar e fortalecer a agricultura familiar na região. “Esses veículos viabilizarão o trabalho das escolas, que são um importante instrumento da agricultura familiar, sobretudo, por estimular a juventude rural a aperfeiçoarem os conhecimentos transmitidos pelos seus pais. A juventude tem papel estratégico no desenvolvimento, nesta perspectiva a SDR/CAR também potencializa ações neste sentido.”

Joaquim Nogueira, secretário executivo da AECOFABA, afirmou que o veículo terá uma dupla finalidade. “É um apoio na gestão administrativa e no acompanhamento pedagógico dos estudantes e, também, junto aos seus pais, agricultores familiares, no desenvolvimento da sua produção, comercialização e melhoria da gestão dos seus negócios, na infraestrutura familiar”.

Palestras
As feiras acontecem até domingo (27). Os visitantes podem ampliar seus conhecimentos por meio de palestras com os temas: cana de açúcar e derivados, negociar no campo, apicultura, palma forrageira, aplicação de porcelanato, reprodução animal in vitro, produção intensiva de leite e pasto. A II FEMAC terá palestra sobre produção de leite com o superintendente da Superintendência da Agricultura Familiar (Suaf), Marcelo Matos, e a distribuição de 120 mil mudas de palmas, neste sábado (26) e domingo (27).

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas