Pular para a barra de ferramentas
CidadesCuriosidadesEsportesMenu PrincipalTop
Trending

#Bahia: Campanha ‘Viva Feira & Feira Segura’ qualifica feiras livres de municípios do interior do estado

O titular da SDR, Josias Gomes, destacou que o objetivo da SDR, em parceria com a Faeb, tem sido o de buscar criar as condições para que as feiras funcionem, atendendo aos novos padrões de higiene, devido à pandemia da covid-19.

A Campanha ‘Viva Feira & Feira Segura’, que tem como objetivo a adoção de boas práticas de higiene e distanciamento social, para atrair, de forma segura, os consumidores para a compra dos produtos dos agricultores familiares, que comercializam diretamente sua produção de alimentos saudáveis, já apoiou a reorganização das feiras livres de mais de 30 municípios baianos.

A iniciativa é executada pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia (Faeb) e a Secretaria de Planejamento (Seplan), e segue realizando um conjunto de ações que inclui entrega de barracas padronizadas de feira livre e de kits feirantes e realização das palestras para os feirantes do município. A campanha vem permitindo a regularidade do abastecimento de alimentos para os centros urbanos e garantindo renda para as famílias que vivem no campo.

A ação, que integra a ação da SDR Parceria Mais Forte, Juntos para Alimentar a Bahia, é realizada no âmbito do projeto Bahia Produtiva, cofinanciado pelo Banco Mundial. A previsão é que sejam distribuídos por meio da campanha irá distribuir cerca de quatro mil barracas e 20 mil Kits Feirantes, contendo máscaras de proteção, gorro, avental, frasco de álcool em gel e folheto que explica a ação e informa os cuidados que os feirantes devem ter ao participar das feiras livres.

A Faeb, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), está garantindo aos feirantes treinamento, com os instrumentos e conhecimentos técnicos necessários à manutenção do funcionamento das feiras livres dos municípios. O titular da SDR, Josias Gomes, destacou que o objetivo da SDR, em parceria com a Faeb, tem sido o de buscar criar as condições para que as feiras funcionem, atendendo aos novos padrões de higiene, devido à pandemia da covid-19.

“Só até o mês de agosto já foram entregues 1.625 barracas. A previsão é que até o fim de setembro sejam entregues mais mil barracas e os kits. Essas ações estão possibilitando uma melhor qualidade às feiras. O objetivo do Governo do Estado é que atendamos a um maior número de municípios com essa campanha, que tem ajudado a agricultura familiar a continuar produzindo e comercializando, para que, tanto os comerciantes quanto os consumidores estejam em condições seguras para estar circulando nessas feiras, no interior do estado”.

Adesão do município
Estão sendo realizados investimentos para estimular a manutenção e adequação das feiras livres, feiras orgânicas ou feiras agroecológicas neste momento emergencial. A execução ocorrerá por meio de adesão do município, sendo prioritários os municípios que figurem nas primeiras 200 posições com maior Coeficiente de Incidência por 100.000 habitantes, utilizando como fonte o Boletim Diário Epidemiológico do Covid-19, elaborado pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab). A atualização do ranking dos municípios será realizada toda primeira segunda-feira do mês, até completar os 200 municípios.

Em contrapartida, as prefeituras municipais e os feirantes adotarão medidas como localização ou remanejamento do espaço físico da feira para local arejado e limpo; disposição das barracas com distância mínima de três metros entre elas; ordenação do público de forma a não haver aglomeração; disponibilização de pias com água encanada e sabão dentro do ambiente da feira; entre outras previstas no termo de adesão.

Já foram atendidos pela Campanha Viva Feira & Feira Segura os municípios de Itamaraju, Uruçuca, Almadina, Santa Maria da Vitória, Itajuípe, Itabuna, Jequié, Conceição do Almeida, Ipiaú, Gandu, Camacã, Santa Bárbara, Ilhéus, Ibirataia, Tanquinho, Dário Meira, Itiruçu, Ituberá, Cairu, Amargosa, Itanhém, Camamu, Una, Campo Formoso, Senhor do Bonfim, Santo Antônio de Jesus, Medeiros Neto e Floresta Azul. As informações são de assessoria.

Jornal da Chapada

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios