Ícone do site Jornal da Chapada

Bahia: Nova emergência pediátrica amplia atendimento do Planserv

Inauguração da ala pediátrica do Hospital Salvador Foto: Carol Garcia/GOVBA

foto6
Dos 500 mil usuários do Planserv em todo o estado, cerca de 100 mil são crianças, sendo 42 mil em Salvador | FOTO: Carol Garcia/GOVBA |

Os beneficiários da Assistência à Saúde dos Servidores Públicos Estaduais (Planserv) já podem contar com mais um serviço de pronto atendimento para crianças e adolescentes na capital baiana. Inaugurada na manhã desta terça-feira (29), a nova unidade de urgência e emergência pediátrica do Hospital Salvador, no bairro da Federação, tem capacidade para mais de cinco mil atendimentos mensais, ampliando a oferta da especialidade na rede conveniada.

Exclusiva para dependentes de servidores neste primeiro momento, a criação da ala resulta de compromisso firmado entre o Planserv e o hospital em junho deste ano, quando a unidade passou a ser credenciada pela Secretaria da Administração (Saeb). “É uma vitória para o plano que ousou ao propor e o Hospital Salvador aceitou o desafio”, afirma a coordenadora-geral do Planserv, Cristina Cardoso.

Dos 500 mil usuários do Planserv em todo o estado, cerca de 100 mil são crianças, sendo 42 mil em Salvador. Uma das cinco especializadas no público infantil na capital, a nova emergência possui pediatras 24 horas, consultórios, acolhimento com triagem por classificação de risco, sala de estabilização, unidade de inalação, além de ala de observação e 10 leitos de internamento. “Existe uma demanda muito grande, com filas enormes para a rede Planserv, e a ideia é dar vasão a estas crianças que ficam com grande tempo de espera”, explica a coordenadora médica do Hospital Salvador, Renata Cruz.

Segundo o secretário da Administração, Edelvino Góes, nos últimos oito anos, o plano saltou de apenas uma emergência aberta conveniada para todas as unidades do tipo. A unidade pediátrica é um reforço para a rede. “Requalificando a sua rede, o Planserv em 2006 possuía apenas uma clínica particular e isso possibilitou aos usuários o acesso a um número maior de benefícios”. No total, o plano assistencial do Estado possui 1500 serviços e profissionais conveniados.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas