Ícone do site Jornal da Chapada

Bahia: Dia D oferece mil vagas de emprego para pessoas com deficiência

Governo apresenta o Dia D na Bahia Ações do Dia de Inclusão Social e Profissional das Pessoas com Deficiência no Estado. Foto: Elói Corrêa/GOVBA

foto
A ação é voltada exclusivamente a trabalhadores com deficiência e reabilitados do Instituto Nacional do Seguro Social | FOTO: Elói Corrêa/GOVBA |

Aproximadamente mil vagas de emprego voltadas a pessoas com deficiência serão disponibilizadas por cerca de 90 empresas parceiras do Serviço de Intermediação para o Trabalho (SineBahia). Esta é a estimativa da Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) para o Dia da Inclusão Social das Pessoas com Deficiência no Estado, o Dia D, marcado para sexta-feira (2). Os detalhes da iniciativa foram apresentados na manhã desta quarta (30), durante entrevista coletiva no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador.

Esta terceira edição é voltada exclusivamente a trabalhadores com deficiência e reabilitados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Em Salvador, as ações estarão concentradas na sede do SineBahia, na região do Iguatemi. De acordo com o titular da Setre, Álvaro Gomes, pela primeira vez, o Dia D será realizado simultaneamente em Irecê, Jequié, Itabuna, Luís Eduardo Magalhães e Barreiras.

“Achamos fundamental priorizar as pessoas com deficiência. Além de ampliar para cidades do interior, estamos desenvolvendo um trabalho permanente em parceria com a Secretaria de Justiça do Estado, empresas e sociedade, porque o nosso objetivo central é conscientizar, estimular, incentivar, dar oportunidade às pessoas com deficiência”, afirma Álvaro Gomes.

Passe Livre
Segundo o secretário de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, Geraldo Reis, entre as ações desenvolvidas pela Superintendência dos Direitos das Pessoas com Deficiência (Sudef) durante o Dia D, em Salvador, serão entregues 500 carteiras que garantem a gratuidade das pessoas com deficiência no transporte intermunicipal, conhecido como cartão Passe Livre.

Educação especial
Com o intuito de preparar as pessoas com deficiência intelectual e múltipla para o mercado de trabalho, um conjunto de atividades é desenvolvido no Centro de Educação Especial da Bahia (CEEBA), no bairro de Ondina, onde estudam 523 pessoas nos dois turnos. A unidade oferece diversas atividades que permitem ao aluno ser inserido no mercado de trabalho ou até mesmo desenvolver alguma atividade empreendedora com atuação no mercado informal.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas