Ícone do site Jornal da Chapada

Final de semana com previsão de tempo quente e seco na maior parte do Estado

clima
Recomenda-se cautela ao utilizar o fogo para as atividades de campo, principalmente na preparação do solo | FOTO: Reprodução |

No primeiro final de semana de outubro, não são esperadas mudanças significativas nas condições do tempo em todo o Nordeste brasileiro. Ou seja, a massa de ar quente e seco continua predominando, o que deverá manter o céu ensolarado e sem chuvas em, praticamente, toda a Região. Na Bahia, além de deixar o tempo seco, esse sistema também está contribuindo para elevar as temperaturas em todo o Estado. Essa condição é mais preocupante para as regiões Oeste, São Francisco e Norte, onde, além do tempo quente (com máximas de até 39°C), essa massa de ar também está reduzindo os índices de umidade do ar, mantendo-os em níveis considerados críticos (em torno de 20%).

Com isso, mantém-se o alerta as queimadas, pois, com essa previsão de tempo quente e seco, somada a vegetação ressecada, aumenta os riscos de ocorrência de novos focos ou, até mesmo, intensificar aqueles já existentes. Assim, recomenda-se cautela quanto à utilização do fogo nas atividades de campo, principalmente, na preparação do solo para o próximo plantio e/ou renovação de pastos para os animais, já que, uma simples ponta de cigarro ou uma faísca pode dar origem a uma grande queimada, o que pode trazer grandes prejuízos para essas áreas.

Outro reflexo dessas queimadas impacta diretamente na saúde da população, uma vez que, além do tempo muito quente e seco, a fumaça causada por estas queimadas aumenta os riscos de causar danos, principalmente, em crianças, idosos e/ou naquelas pessoas que já apresentam algum tipo de problema respiratório. Para minimizá-los, a sugestão é hidratar-se continuamente, ingerindo água, suco, etc, bem como, evitar exposição ao ar livre por longo período, a exemplo da prática de atividade física entre às 10hs e às 18hs. Para as demais regiões do Estado, o predomínio continua sendo de céu parcialmente nublado a claro e com poucas chances de ocorrer chuvas.

Ainda assim, nas localidades mais próximas ao litoral (como a cidade de Salvador e região metropolitana), há possibilidade de ocorrer eventos de chuvas fracas. Mesmo assim, as temperaturas nessas regiões deverão ficar elevadas, com máximas variando de 30°C a 35°C, principalmente no meio da tarde. Por outro lado, durante a madrugada e nas primeiras horas da manhã, em algumas localidades dessas regiões são esperadas as menores temperaturas do Estado, sobretudo, nas áreas serranas da Chapada Diamantina e Sudoeste, onde as mínimas poderão chegar aos 14°C.

Maré
Para o período entre os dias 02 (sexta-feira) e 04 (domingo), a maré deverá atingir sua altura máxima entre 06h e às 09h e entre às 18h e às 21h, com valores variando de 1,5 a 2,7 metros. Já as alturas mínimas deverão ser registradas no período entre às 00h00min e às 03h00min e entre às 12h00min às 15h00min, com valores variando de 0,2 a 1,1 metro. As ondas previstas para esse período deverão ter agitação fraca, com altura máxima podendo chegar a 1,5 metro.

Índice de Radiação Ultravioleta
Uma das características da primavera é o aumento da incidência de radiação solar no Hemisfério Sul e, consequentemente, a elevação dos Índices de Radiação Ultravioleta (IUV’s). Esse aumento pode ser verificado nos Índices previstos para o período de 02/10 (sexta-feira) a 04/10 (domingo), quando deverão variar de 11 a 12. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) estes IUV’s estão classificados na categoria de intensidade “Extrema” e, por isso, os cuidados quanto à exposição prolongada à radiação solar devem ser mantidos, principalmente, nos horários das 10 às 16 horas, quando há maior incidência. Para isso, recomenda-se o uso de protetor/filtro solar, chapéus, bonés, óculos escuros e roupas leves.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas