Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Mudança na legislação deve aumentar a erradicação do trabalho infantil em Lençóis

foto5
A nova lei foi publicada nesta quinta no Diário Oficial do Município | FOTO: Meramente Ilustrativa/Reprodução/MDA |

Toda mudança é bem-vinda, desde que seja feita para beneficiar pessoas em situação de vulnerabilidade social. Pensando nessa premissa, a prefeitura municipal de Lençóis, na Chapada Diamantina, sancionou uma lei (nº 852/2015), que foi aprovada pela Câmara Municipal, e faz mudanças na legislação municipal para beneficiar crianças em situação de risco ou em condição de trabalho. O novo código, na verdade, altera uma Lei Municipal existente que criou o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil Municipal (Petim).

De acordo com informações publicadas no Diário Oficial do Município, nesta quinta-feira (1), a nova legislação sancionada pela prefeita Moema Rebouças Maciel (PSD) revoga o primeiro parágrafo do Art. 2º da Lei Municipal nº 772/2011, que diz que para cadastrar e manter o cadastro no Petim, a família não pode estar cadastrada em nenhum Programa do Bolsa Família, bem como nenhum de seus membros pode estar recebendo benefício previdenciário.

Leia também:
Chapada: Prefeita de Lençóis suspende licenças-prêmios de servidores por causa da crise

A prefeita local quer ampliar o critério de participação no programa de erradicação do trabalho infantil | FOTO: Reprodução/MDA |

Na justificativa, a prefeita de Lençóis informa que a alteração da Lei de 2011 teve o objetivo de ampliar garantias para as crianças e adolescentes. “A Lei do Petim deve beneficiar todas as crianças e adolescentes assistidos pelo programa do Governo Federal, inclusive o Programa Bolsa Família, sendo que não devem ser excluídos, tampouco, as crianças e adolescentes que a família receba benefícios previdenciários”.

Ainda segundo a prefeita, ao ampliar o critério de participação no programa, o município de Lençóis deve assegurar a todas as crianças e adolescentes a efetiva erradicação do trabalho infantil.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas