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Chapada: Encontro com gestores de escolas marca atividades do ‘Mês do Professor’ em Jacobina

Quadro envolve médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e trabalhadores do administrativo |FOTO: Divulgação|

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O secretário estadual de Educação, Osvaldo Barreto reconheceu a liderança dos gestores no processo educacional | FOTO: Reprodução |

Com o propósito de uma maior integração entre os gestores frente aos desafios propostos pelo programa Educar para Transformar, o Núcleo Regional de Educação (NRE 16 – Jacobina), no centro norte da Bahia, promoveu o encontro do secretário da Educação do Estado, Osvaldo Barreto, com os dirigentes das escolas da região. A iniciativa marca as atividades alusivas às homenagens do Mês do Professor.

No evento, realizado no domingo (4), Osvaldo Barreto reconheceu a liderança dos gestores no processo educacional. “As pesquisas indicam que a gestão escolar e a participação das famílias são dois elementos fundamentais para melhorar a educação em nossas escolas”. O secretário ainda explicou as novas regras para a eleição de diretores e vice-diretores de escolas, que acontece no início de dezembro.

Além disso, Osvaldo Barreto destacou que o processo eleitoral deste ano amplia a participação dos estudantes e das famílias. Na oportunidade, ele solicitou o apoio dos dirigentes para incentivar a participação de todos os atores da comunidade escolar como “caminho para o fortalecimento da gestão e a melhoria da qualidade da educação”.

Integração
Para a diretora do NRE 16-Jacobina, professora Audacy Requião, “o encontro dos gestores escolares com o secretário é um momento ímpar para alinhamento e integração, afinal estamos todos juntos para melhorar os indicadores educacionais de todas as escolas estaduais nos municípios do NRE”.

Presente no encontro, a diretora da Escola Estadual Padre Alfredo Haasler, Lucicleide Miranda Jatobá, reconheceu a importância da participação de toda a comunidade escolar na gestão e contou como sua escola (com mais de 400 alunos no ensino fundamental) alcançou, em 2013, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 4.7, que era a meta projetada para 2021.

“Para nós, o primordial é a proposta pedagógica e, para isso, contamos com professores comprometidos, participamos de todos os projetos estruturantes da Secretaria da Educação, temos projetos próprios da escola e ainda oferecemos reforço escolar aos nossos estudantes em outro turno”, afirmou a diretora. Segundo Lucicleide, um outro diferencial da escola é o acompanhamento individual do boletim de notas de cada aluno com a família.

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