Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada Diamantina com poucas chances de chuva nesta quinta-feira

foto5
Assim como esta quarta-feira, o céu deverá se manter parcialmente nublado a claro | FOTO: Jornal da Chapada |

Nos próximos dias, as condições do tempo na Bahia deverão ter algumas mudanças, principalmente, em relação às chuvas. Pois, a massa de ar quente e seco volta a ganhar força, o que irá reduzir a nebulosidade e, consequentemente, as chances de ocorrer chuvas na maior parte do Estado. Além de manter as temperaturas elevadas (com máximas de até 39°C), a atuação dessa massa de ar também irá refletir nos índices de umidade, sobretudo, nas regiões Oeste, São Francisco e Norte, onde poderá reduzi-los a níveis considerados preocupantes (em torno de 40%).

Com essa previsão de tempo quente e seco, somada a vegetação ressecada, mantém-se o alerta quanto às queimadas nessas regiões. Assim, recomenda-se cautela quanto à utilização do fogo nas atividades de campo, principalmente, na preparação do solo para o plantio e/ou renovação de pastos para os animais, já que, uma simples ponta de cigarro ou uma faísca pode dar origem a uma grande queimada, o que pode trazer grandes prejuízos para essas áreas.

Por outro lado, nas regiões do Recôncavo, Sul e Nordeste, quem continua influenciando o tempo são os ventos úmidos vindos do Oceano Atlântico. Com isso, o predomínio será de céu nublado a parcialmente nublado com chuvas fracas, sendo estas mais frequentes nas localidades mais próximas ao litoral. Mesmo com essa previsão de céu encoberto e chuvoso, as temperaturas se manterão elevadas, com máximas podendo chegar aos 36°C. Já nas regiões da Chapada Diamantina e Sudoeste, onde são esperadas as menores temperaturas do Estado (mínimas de até 16°C), o céu deverá se manter parcialmente nublado a claro, com poucas chances de chuvas.

Para a cidade de Salvador e região metropolitana, quem também continua influenciando o tempo são os ventos úmidos vindos do Oceano, deixando, assim, o céu nublado a parcialmente nublado e com possibilidade de chuvas fracas a qualquer hora do dia. As temperaturas na capital baiana se manterão estáveis, com valores variando de 23°C (mínimas) a 31°C (máximas).

Uma das características da primavera é o aumento da incidência de radiação solar no Hemisfério Sul e, consequentemente, a elevação dos Índices de Radiação Ultravioleta (IUV’s). Esse aumento pode ser verificado nos dias 08/10 (quinta-feira) e 09/10 (sexta-feira), quando os Índices previstos deverão variar de 12 a 13. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) estes IUV’s estão classificados na categoria de intensidade “Extrema” e, por isso, os cuidados quanto à exposição prolongada à radiação solar devem ser mantidos, principalmente, nos horários das 10 às 16 horas, quando há maior incidência. Para isso, recomenda-se o uso de protetor/filtro solar, chapéus, bonés, óculos escuros e roupas leves.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas