Ícone do site Jornal da Chapada

Bahia: Feriado prolongado tem previsão de poucas chuvas e temperaturas elevadas

foto5
A massa de ar quente e seco continua ganhando força na Bahia, o que resulta na redução da nebulosidade e, consequentemente, das chances chuvas | FOTO: Reprodução |

No fim de semana prolongado, em razão do Dia das Crianças e de Nossa Senhora Aparecida, não são esperadas mudanças significativas nas condições do tempo na Bahia, principalmente, em relação às chuvas. Segundo o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), a massa de ar quente e seco continua ganhando força, o que resulta na redução da nebulosidade e, consequentemente, das chances chuvas.

Além de deixar o tempo seco, a atuação dessa massa de ar reflete no aumento das temperaturas, sobretudo nas regiões oeste, São Francisco e norte, onde as máximas podem chegar aos 39°C. Com essa condição, mantém-se o alerta quanto às queimadas, uma vez que, a vegetação já se encontra ressecada, os riscos de ocorrer novos focos aumentam ou, até mesmo, intensificar aqueles já existentes. Recomenda-se cautela quanto à utilização do fogo nas atividades de campo, principalmente, na preparação do solo para o plantio e/ou renovação de pastos para os animais. Uma simples ponta de cigarro ou uma faísca pode dar origem a uma grande queimada, provocando prejuízos.

Por outro lado, nas regiões do Recôncavo, sul e nordeste, são os ventos úmidos vindos do Oceano Atlântico que continuam influenciando. O predomínio será de céu nublado a parcialmente nublado com chuvas fracas, principalmente na sexta-feira (9) e no sábado (10). Essas chuvas serão mais frequentes nas localidades mais próximas ao litoral, a exemplo da cidade de Salvador e região metropolitana. Para o restante do período, também há possibilidade de ocorrer chuvas, porém em áreas isoladas, o que não deve comprometer as festividades.

Mesmo com a previsão de céu encoberto e chuvoso para essas regiões do estado, as temperaturas se manterão elevadas, com máximas podendo chegar aos 35°C. Já na Chapada Diamantina e sudoeste, onde são esperadas as menores temperaturas do estado (mínimas de até 16°C), o céu deve se manter parcialmente nublado a claro, com poucas chances de chuvas.

Maré
Para o período entre sexta (9) e segunda-feira (12), a maré deve atingir a altura máxima entre 1h e 4h e entre 13h e 16h, com valores variando de 1,8 a 2,8 metros. Já as alturas mínimas devem ser registradas no período entre 7h e 10h e entre 19h e 22h, com valores variando de 0,2 a 0,6 metro. As ondas previstas para esse período devem ter agitação de moderada a fraca, com altura máxima podendo chegar a 2,0 metros.

Radiação
Uma das características da primavera é o aumento da incidência de radiação solar no Hemisfério Sul e, consequentemente, a elevação dos Índices de Radiação Ultravioleta (IUV’s). Esse aumento pode ser verificado entre sexta (9) e segunda (2), quando os índices previstos deverão variar de 12 a 13.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), estes índices estão classificados na categoria de intensidade ‘extrema’. Por isso, os cuidados quanto à exposição prolongada à radiação solar devem ser mantidos, principalmente, nos horários das 10h às 16h, quando há maior incidência. Desta forma, recomenda-se o uso de protetor/filtro solar, chapéus, bonés, óculos escuros e roupas leves.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas