Ícone do site Jornal da Chapada

#Turismo: Chapada Diamantina é destino de turistas que buscam boa música e belas paisagens neste feriadão

O Dia de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, vem com gosto de folga prolongada. Se você ainda não planejou como irá desfrutar o feriadão de 12 de outubro, o Jornal da Chapada tem sugestões de alguns destinos na Chapada Diamantina, para agradar aos turistas que buscam paz e tranquilidade, para aqueles que estão atrás de história e aventura, ou ainda para os que querem curtir o maior festival de música da região. Mas corra para garantir sua hospedagem, pois a ocupação hoteleira já está quase completa.

Lençóis
Principal destino da Chapada Diamantina, o município de Lençóis é uma boa opção para quem pretende aproveitar os dias de descanso e ao mesmo tempo curtir bons shows ao vivo. A cidade conta com características regionais propensas ao ecoturismo e ao turismo cultural, e possui, aproximadamente, 72 meios de hospedagem, entre albergues, campings, pousadas e hotéis, somando uma média de 3 mil leitos.

O Festival de Lençóis representa um importante impulso para a economia local, oxigenando o turismo na região | FOTO: Reprodução/Secult |

Para este feriado, a expectativa da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo é de hotéis lotados em Lençóis. A cidade sediará um grande festival de música, de sexta (9) à domingo (11), que deve reunir cerca de 7 mil pessoas por dia, entre moradores e turistas. O evento representa um importante impulso para a economia local, movimentando a cadeia produtiva do turismo na região.

Leia também
Mucugê, Igatu e Andaraí são mais opções de trekkings na Chapada Diamantina; conheça roteiros
Chapada: Conjunto arquitetônico e paisagístico de Mucugê comemora 35 anos de tombamento pelo Iphan
Festival de Lençóis deve atrair 30 mil pessoas à Chapada Diamantina neste final de semana
Chapada: Lançamento de livro no Festival de Lençóis marca a carreira de Amós Heber como escritor
Chapada: Festival de Lençóis atrai turistas no feriadão de outubro; confira opções de passeios

Neste feriadão, cerca de 7 mil pessoas passarão por dia em Lençóis para curtir a 17ª edição de seu festival de música | FOTO: Reprodução |

Com o apoio da Secretaria de Turismo do Estado, o evento reúne atrações nacionais, regionais e locais, em shows gratuitos. Este ano, se apresentam na Praça Horácio de Mattos, a partir das 19h30, nomes como Choro Labuta, Márcia Castro, Leo Jaime, Hélio Bahia e Banda, na sexta-feira, e Griô, Pedro Mariano, Scambo e Banda Zion, no sábado. Raiz do Vento, Diogo Nogueira e Baiana System fecham a grade no domingo.

Tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional desde 1973, Lençóis preserva o casario colonial da época em que viveu os tempos áureos do garimpo. A cidade possui mais de 20 atrativos naturais de fácil acesso ao seu redor. Existem muitas opções, tanto próximo ao perímetro urbano quanto um pouco mais afastadado, como os poços do Serrano e o Salão de Areias; o tobogã natural no Ribeirão do Meio; as cachoeiras Mixila, a do Sossego, do Mosquito e a da Primavera. Se desejar um passeio mais distante, consulte uma agência de turismo.

Mucugê
Comemorando os 35 anos que o município foi de tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e inscrito no Livro do Tombo Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico, a cidade de Mucugê é uma boa opção para quem busca aproveitar o feriadão na Chapada Diamantina. Não é à toa que a expectativa da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Meio Ambiente é que neste feriado a ocupação hoteleira de Mucugê chegue a 80%.

Construído no século XIX, em Mucugê, o Cemitério Bizantino é o único de sua categoria no Brasil | FOTO: Tatiana Azeviche/Setur |

Localizado no centro da Chapada Diamantina, o município facilita o acesso aos pontos turísticos da região, o que contribui para o aumento do número de turistas que procuram a cidade principalmente nos feriados prolongados. Mucugê possui 622 leitos, distribuídos entre hotéis e pousadas e, em geral, recebe turistas de todo o Brasil, especialmente de São Paulo e Minas Gerais.

Os visitantes que estiverem em Mucugê, durante o feriadão, terão a oportunidade de aproveitar seus atrativos naturais e culturais. Boa pedida é fazer pequenas trilhas que levam até as cachoeiras de Tiburtino e da Piabinha, e visitar atrativos como o Projeto Sempre Viva, que visa a preservação ambiental da região. Outras opções também são as quedas d’água Três Barras e Córrego de Pedras, além do Cemitério Bizantino, construção do século XIX, único de sua categoria no Brasil e tombado como patrimônio histórico. Jornal da Chapada com informações com governo da Bahia.

Leia também:
Mucugê, Igatu e Andaraí são mais opções de trekkings na Chapada Diamantina; conheça roteiros
Trekking pelo Vale do Pati é um dos mais procurados na Chapada Diamantina; confira aqui
Confira aqui dicas para uma caminhada saudável e em harmonia com a natureza na Chapada Diamantina
Vale do Capão tem trilhas para cachoeiras e histórias da Chapada Diamantina
Iramaia revela belezas intocáveis da Chapada Diamantina; conheça trilhas na Raposa

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas