Ícone do site Jornal da Chapada

Livro de receitas de culinária saudável da Chapada Diamantina é lançado pelo Senac

foto67
A publicação é fruto de pesquisa do historiador Delmar Araújo sobre alimentação saudável e sua relação com a região | FOTO: Divulgação |

Que o ecoturismo na região da Chapada Diamantina é forte, todos sabem. Mas além da busca pela contemplação, do descanso, aventura e de conhecer todo o patrimônio cultural, cresce o número de visitantes que vão para a região fazer turismo gastronômico. E uma das grandes marcas, que dá identidade à culinária chapadeira é a proximidade da comida com a natureza, a comida natural.

Para endossar o caldo desta vertente da culinária de Lençóis, o Senac lançou o livro ‘Culinária Sustentável da Chapada Diamantina’, na última quinta (8), no Núcleo de Educação Profissional, na cidade de Lençóis. A publicação é fruto de pesquisa do historiador Delmar Araújo sobre alimentação saudável e sua relação com a região, reunindo receitas de moradores, divididas entre os capítulos café da manhã, almoço, jantar, doces e sobremesas, receitas sem glúten, temperos e acompanhamentos.

“Na Chapada Diamantina, a utilização de elementos naturais da região criou uma culinária particular e a está transformando em um polo gastronômico com características próprias”, diz o diretor-geral do Senac, Sidney Cunha, na apresentação do livro. O título não será comercializado e servirá como material de aula nos cursos do Senac. As bibliotecas das unidades na Bahia e em outros estados disponibilizarão exemplares para consulta aos alunos da instituição.

A diretora regional, Marina Almeida, prestigiou o lançamento, realizado em meio ao tradicional festival de música que este ano deve atrair 30 mil baianos e turistas à cidade. O ‘Culinária Sustentável da Chapada Diamantina’ tem coordenação editorial da Gerência de Marketing e Comunicação do Departamento Nacional do Senac, com a colaboração de Margareth Branca Pires e da equipe de redação da Flora Comunicação. A pesquisa e redação histórica é assinada pelo historiador Delmar Alves Araújo.

História
O casamento do Senac com a gastronomia da Chapada Diamantina começou com o lançamento de Chapada Diamantina: Culinária & História, em 2013. Com selo da Editora Senac, o título virou um sucesso editorial, recebendo, inclusive, um prêmio internacional de literatura gastronômica. Jornal da Chapada com informações Uefs.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas