Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: PRF divulga resultado da operação realizada durante o Festival de Lençóis; 24 pessoas foram detidas

foto5
Durante a Operação Festival de Lençóis 2015, dos 398 testes do bafômetro realizados, seis condutores foram notificados por dirigirem alcoolizados | FOTOS: Reprodução/PRF |

O Festival de Lençóis terminou no domingo (11), mas a atuação da Polícia Rodoviária Federal (PRF) seguiu até a meia-noite da segunda-feira (12). A Operação Festival de Lençóis 2015 começou na sexta (9) e a PRF intensificou o trabalho para garantir a segurança e a integridade física das pessoas que estiveram na Chapada Diamantina para o feriado prolongado, principalmente daqueles que passam pela na BR-242. Foram desenvolvidas várias ações de fiscalização de trânsito e combate à criminalidade na BR. As equipes táticas estavam dispostas em locais estratégicos, por causa dos riscos de acidentes ou devido à incidência de ações criminosas e chegou a fiscalizar durante a operação 900 pessoas e 711 veículos.

Foram realizadas ainda ações educativas para mostrar que trânsito é uma questão de cidadania e que faz parte do dia a dia de todas as pessoas. De acordo com a PRF, ao todo, três ações de educação no trânsito foram realizadas, sendo alcançadas 72 pessoas. “Destacamos que a PRF colocou em prática o planejamento realizado, considerando análises de dados estatístico, aumentando a sensação de segurança e levando o número de acidente praticamente a zero. Durante a operação foi registrado apenas um acidente sem vítimas na região do Festival de Lençóis”, aponta texto da PRF publicado em redes social.

Lei Seca
Ainda durante a Operação Festival de Lençóis 2015, dos 398 testes do bafômetro realizados, seis condutores foram notificados por dirigirem alcoolizados, infração gravíssima, com multa de R$ 1.915,40. “A operação transcorreu com reforço de policiais, viaturas táticas, equipamentos e equipes de grupos táticos e motopoliciamento em combate à criminalidade, que desenvolveram ações de fiscalização e evitaram ações de criminosos”, informa a PRF. Somente em quatro dias de operação, durante as abordagens policiais na região do Festival de Lençóis, a polícia encaminhou às respectivas delegacias de polícia judiciária, 24 pessoas por crimes que variaram desde posse de drogas ilícitas, crimes de trânsito, porte ilegal de armas, entre outros.

Jornal da Chapada

Leia também:
Policiais apreendem armas na Chapada Diamantina durante ação envolvendo três menores
PRF registra 71 mortes em todo o país durante o feriado prolongado

Dados da PRF na Bahia
O número de acidentes nas rodovias federais baianas caiu 53,15% no feriadão em comemoração ao Dia de Nossa Senhora da Aparecida, da última sexta-feira (9) até a segunda (12) em relação ao mesmo período do ano passado. Já o número de mortes continuou o mesmo: foram sete mortos nas estradas, conforme dados da PRF. Foram 111 acidentes no ano passado em comparação a 52 registrados neste ano. O número de acidentes com feridos caiu 46, 27%, com 36 feridos em 2015, contra 67 do último ano.

Durante os quatro dias de operação, a PRF fiscalizou 6.391 veículos e abordou 10.913 pessoas. A polícia autuou, no total, 1.341 pessoas: 721 por ultrapassagens proibidas e 100 por falta do cinto de segurança. Entre os 2.204 testes com bafômetro, 25 condutores foram notificados por dirigirem alcoolizados, infração gravíssima, com multa de R$ 1.915,40. Dos flagrados, apenas um condutor foi encaminhado à delegacia de polícia judiciária por crime de embriaguez no trânsito. A PRF ainda encaminhou às respectivas delegacias de polícia judiciária 34 pessoas, por crimes que variaram desde mandado de prisão em aberto, posse de veículos roubados, crimes de trânsito, porte ilegal de armas e drogas, assalto à ônibus, crimes ambientais etc. Com informações do Portal G1.

Leia também:
[FOTOS]: Festival de Lençóis garante 100% da ocupação hoteleira e marca feriado na Chapada Diamantina
Chapada: Scambo esquenta a noite no segundo dia do Festival de Lençóis
[FOTOS]: Confira como foi o primeiro dia do Festival de Lençóis; shows seguem até domingo

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas