Ícone do site Jornal da Chapada

Ultramaratona de mountain bike reúne ciclistas na Chapada Diamantina para sete etapas

foto5
Entre os dias 17 a 24 de outubro, são esperados 500 ciclistas, entre os melhores do mundo, para pedalarem por 18 localidades da Chapada Diamantina durante o Brasil Ride | FOTO: Reprodução/Brasil Ride |

A sexta edição do maior desafio do calendário brasileiro de Mountain Bike (MTB), o Brasil Ride, vai levar aos atletas brasileiros e estrangeiros dos mais diversos cantos do mundo muita emoção e adrenalina na Chapada Diamantina. Entre os dias 17 a 24 de outubro, são esperados 500 ciclistas, entre os melhores do mundo, para pedalarem por 18 localidades nos sete estágios da principal ultramaratona de MTB das Américas, em cerca de 600 km com altimetria somada de 13 mil metros.

O principal objetivo da competição é fomentar o esporte no país. Além de trazer para solo brasileiro os melhores mountain bikers do mundo, o que dá a oportunidade aos ciclistas nacionais de elevarem seu nível técnico, a prova tem ainda outro incentivo aos inscritos: uma premiação recorde em dinheiro no ciclismo do Brasil, com mais de R$ 68 mil divididos entre classificação geral e por etapas.

Segundo os organizadores do Brasil Ride, o verdadeiro desafio desta prova não está só em vencer, mas no autoconhecimento, viver o esporte, superar os limites e chegar o mais próximo da natureza que se pode estar. Lado a lado, os amantes do esporte e as estrelas do MTB nacional e mundial realizarão esta jornada pelo coração da Bahia. A confraternização e troca de experiência entre os atletas será um dos pilares do evento.

A organização do Brasil Ride fornecerá aos competidores tudo o que mais precisam: água, comida, alojamento e suporte técnico. Cada dia de prova terá em média 80 a 100 quilômetros do mais puro mountain bike, pelos caminhos abertos no garimpo de diamantes do século XVIII. O Governo do Estado está contribuindo para que toda a operação de logística e segurança ocorra nos melhores padrões.

Os municípios de Mucugê e Rio de Contas serão a base do evento, outras 16 cidades terão o prazer de receber os melhores mountain bikers do mundo pelo sexto ano consecutivo | FOTO: Reprodução/Brasil Ride |

Disputada sempre em duplas, a competição terá sete categorias: open, feminino, mista, máster (nenhum atleta com menos de 40 anos), grand master (nenhum atleta com menos de 50 anos), nelore (acima de 90 kg) e corporativa (categoria com três integrantes). Contará ainda com as camisas especiais para melhor equipe de homens e mulheres do continente Americano.

Os municípios de Mucugê e Rio de Contas serão a base do evento, outras 16 cidades terão o prazer de receber os melhores mountain bikers do mundo pelo sexto ano consecutivo. Segundo dados da policia local, a quinta edição do Brasil Ride recebeu cerca de 8 mil pessoas, em 2014. A expectativa é que este número aumente nesta edição.

O principal objetivo da competição é fomentar o esporte no país | FOTO: Reprodução/Brasil Ride |

Os moradores de Abaíra, Arapiranga, Baraúna, Casa de Telha, Cascavel, Caraíba, Fazendola, Igatu, João Correa, Jussiape, Livramento de Nossa Senhora, Ouro Verde, Paramirim das Criolas, Piatã, Rio da Caixa e Santa Rosa, se juntarão aos mucujeenses e riocontenses, com populações estimadas de 15 e 13 mil habitantes, respectivamente, para presenciarem um verdadeiro fenômeno na Chapada. Jornal da Chapada com informações do site oficial Brasil Ride.

Confira aqui mais informações sobre as sete etapas da Brasil Ride 2015:
1ª Etapa: 18 de outubro – 13h
20 km de prólogo com largada e chegada em Mucugê
Detalhe: formato de contrarrelógio

2ª Etapa: 19 de outubro – 6h
147 km entre Mucugê e Rio de Contas
Detalhe: 3.355m acumulados de ascensão

3ª Etapa: 20 de outubro – 10h
34,5 km em Rio de Contas
Detalhe: Circuito de cross country com 5 voltas de 6,9 km

4ª Etapa: 21 de outubro – 8h
84,7 km em Rio de Contas
Detalhe: 2.156m acumulados de ascensão

5ª Etapa: 22 de outubro – 7h
94,7 km em Rio de Contas
Detalhe: 1.881m acumulados de ascensão

6ª Etapa: 23 de outubro – 6h
143,4 km entre Rio de Contas e Mucugê
Detalhe: 2.854m acumulados de ascensão

7ª Etapa: 24 de outubro – 9h
72,1 km em Mucugê
Detalhe: prova final definindo-se os campeões

Vídeo oficial da quinta edição do Brasil Ride:

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas