Ícone do site Jornal da Chapada

Motorista que tiver habilitação suspensa pode fazer reciclagem para voltar a dirigir

foto5
Orientamos que o infrator opte pela reciclagem, para ter mais consciência no trânsito, diz o diretor-geral do Detran, Maurício Bacelar | FOTO: Reprodução |

Mais de 100 mil condutores já começaram a ser notificados pelo Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA), por meio dos Correios, em função dos 141.024 processos abertos pelo órgão para a suspensão de carteiras de habilitação. São condutores que cometeram infrações gravíssimas, como dirigir sob o efeito de bebida alcoólica, que acarretam a perda direta do documento; e os que acumularam 20 pontos na carteira. Quem for notificado tem o prazo de 30 dias para apresentar defesa, caso contrário, pode ter o direito de dirigir suspenso por um ano.

Outra opção é entregar a habilitação em uma unidade do Detran e fazer o curso de reciclagem para condutor infrator, tendo a oportunidade de voltar a dirigir. “O condutor notificado já pagou multas, mas ficou devendo à sociedade, que ainda convive no trânsito com um motorista reincidente em infrações. Orientamos que o infrator opte pela reciclagem, para ter mais consciência no trânsito. Quem for flagrado dirigindo com a habilitação suspensa poderá ter a carteira cassada por dois anos”, explicou o diretor-geral do Detran, Maurício Bacelar.

Para fazer a reciclagem, o condutor notificado deve dirigir-se a um posto de atendimento do Detran para a abertura do serviço, fazer biometria com foto, pagar a taxa de R$ 36 e frequentar o curso de 30 horas sobre legislação de trânsito, em autoescolas credenciadas ao Detran. Aprovado no exame, ele deve retornar ao Detran para dar baixa na suspensão da habilitação.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas