Ícone do site Jornal da Chapada

Lula e Aécio empatariam na Bahia em uma possível disputa eleitoral, diz pesquisa

crédito (foto): Omar Freire/Imprensa MG

foto5
O ex-presidente Lula e o senador tucano, Aécio Neves | FOTO: Omar Freire/Imprensa MG |

O ex-presidente Lula e o senador mineiro Aécio Neves (PSDB) ficariam tecnicamente empatados na Bahia se as eleições para a presidência da República fossem hoje. Levantamento do Instituto Paraná Pesquisas divulgado nesta quinta-feira (15) aponta Aécio com 30,4% das intenções de voto dos baianos, contra 27,5% de Lula na modalidade estimulada (quando o entrevistador oferece os possíveis candidatos). Com a margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos, Lula e Aécio estariam empatados. Em seguida aparece a ex-senador Marina Silva (Rede), com 18,8%.

O quarto colocado na preferência dos baianos neste primeiro cenário da pesquisa é o ex-ministro Cirto Gomes (PDT). Ele seria escolhido hoje por 3,9% dos baianos. Embora o pleito esteja distante, o cenário prévio é desanimador para o PT no estado que detém o 4º maior colégio eleitoral do País e é responsável pelas maiores vitórias do partido desde 2002, quando Lula se elegeu pela primeira vez.

No segundo cenário da pesquisa, quando Aécio é substituído pelo governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), o ex-presidente Lula venceria a disputa no primeiro turno. O petista teria 30%, contra 25,5% de Marina Silva. Alckmin aparece em 3º, com 16,2% da preferência dos baianos. Ciro Gomes se mantém em 4º neste cenário, com percentual um pouco maior, de 5,3%.

Num terceiro cenário, o instituto substitui Lula pelo ministro da Casa Civil e ex-governador da Bahia, Jaques Wagner, e traz de volta o senador Aécio Neves. O tucano lidera a disputa, com 32,6%. Marina Silva sobe para a segunda colocação, com 21,5%, e Wagner fica em terceiro, com 20,3%. Ciro Gomes continua em 4º, com 4,3%. O instituto ouviu 1.325 pessoas em 70 cidades, entre os dias 9 e 14 últimos. O grau de confiança da pesquisa é de 95%, e a margem de erro é de 3% para mais ou para menos.

2º turno
Num eventual segundo turno, Aécio também venceria Lula na Bahia. O tucano teria 47,5%, contra 37,1% do ex-presidente. Em simulação com Jaques Wagner, Aécio também venceria, desta vez com 47,2%, contra 34,1% do petista. Aécio sai vitorioso ainda quando a amostra é feita com Marina Silva. Ele fica com 44,9%, contra 36,5% da ex-senadora.

Potencial eleitoral
O ex-presidente Lula vence Aécio Neves quando o questionamento é sobre em qual candidato os baianos ‘com certeza’ votariam para presidente. O petista teve 18,8%, contra 17,4% de Aécio e 11,7% de Marina Silva. Extraído na íntegra do Brasil 247/Bahia.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas