Ícone do site Jornal da Chapada

“Renovação na OAB-BA deve ser profunda”, diz pré-candidato Fabiano Mota

foto5
O pré-candidato ao pleito da Ordem, Fabiano Mota | FOTO: Divulgação/Ascom |

A renovação da estrutura da Ordem dos Advogados do Brasil secção Bahia (OAB-BA) é um dos pontos que merece maior atenção do próximo dirigente da instituição, segundo o pré-candidato ao pleito, Fabiano Mota, advogado com atuação na área por mais de 15 anos e professor universitário. A eleição para o triênio 2016-2018 acontecerá no dia 25 de novembro. Especialista em Direito Administrativo e Civil, Fabiano Mota acredita que a Ordem precisa de uma mudança estrutural que preze pela renovação e conexão com as mudanças sociais e democráticas pelas quais a Bahia, sobretudo o país, vem passando nos últimos anos. Entre as mudanças, Mota cita a entrada de novos colaboradores para uma maior democratização da OAB.

“A Ordem dos Advogados da Bahia necessita de uma renovação de verdade. Precisamos abrir espaço para a participação dos novos advogados, bem como das mulheres e de profissionais do interior do Estado, para que eles possam contribuir com sua experiência e trazer a realidade dos municípios para o centro das questões que devem ser priorizadas”, afirma o pré-candidato.

Outra questão de extrema importância levantada pelo advogado é a necessidade de conferir maior imparcialidade e transparência ao órgão. “Apesar de ser uma autarquia, a OAB possui uma estrutura sui gêneres, já que não há, por exemplo, a necessidade de prestação de contas e de contratações por meio de licitações, o que vai de encontro a uma das principais conquistas da sociedade em relação aos órgãos da administração pública nos últimos anos, que é a transparência”, avalia.

Mota acrescenta, ainda, que a OAB é muito mais que um órgão de classe, e sim uma instituição que atua na defesa dos direitos individuais e coletivos. “É necessário que a OAB esteja sempre atenta aos pleitos sociais e aberta às contribuições da sociedade, que tem muito a acrescentar com suas ideias e opiniões”, conclui o pré-candidato.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas