Ícone do site Jornal da Chapada

Peixes são opção saudável para celebrar Dia da Alimentação na Bahia

foto5
A proteína do peixe é fundamental para a formação da pele, cabelos e unhas, e são aproveitadas quase integralmente pelo organismo devido a sua fácil digestão | FOTO: Reprodução |

O Dia Mundial da Alimentação, celebrado nesta sexta-feira (16), é comemorado em mais de 150 países e propõe uma reflexão sobre a qualidade da nutrição em todo o mundo. Dentre as possibilidades de consumo à mesa, o peixe destaca-se quando comparado a outras carnes, justamente por ter propriedades importantes para uma alimentação saudável. “Por isso mesmo a Organização Mundial de Saúde sugere o consumo de 12 quilos de pescado por pessoa anualmente, mas na Bahia são consumidos apenas dez quilos por ano”, explica o gerente de assistência técnica da Bahia Pesca, Eduardo Rodrigues.

Além de ser muito saboroso nas suas diferentes formas de preparo, o pescado está incluso na lista de alimentos com baixo teor de gordura, e por isso proporciona uma digestão mais rápida e eficiente. Dentre os benefícios para o bom funcionamento do organismo humano, o peixe possui ainda nutrientes importantes para a prevenção de doenças e que auxiliam na formação de ossos e tecidos.

“O ômega 3, ácido graxo encontrado com abundância no peixe, possui propriedades biológicas capazes de diminuir a taxa de colesterol ruim (triglicérides) e aumentar o colesterol bom. Além disso, ele ajuda na redução dos riscos de doenças cardiovasculares e acidente vascular encefálico (derrame) e redução da pressão arterial”, afirma Eduardo. O ômega 3 também traz benefícios para a saúde de gestantes e bebês, sendo responsável por uma taxa menor de partos prematuros, por ser importante no desenvolvimento do sistema nervoso central do feto e do recém-nascido.

A proteína do peixe é fundamental para a formação da pele, cabelos e unhas, e são aproveitadas quase integralmente pelo organismo devido a sua fácil digestão. A sua vitamina D e cálcio, que fortalecem os ossos, podem prevenir a osteoporose e demais doenças da degeneração óssea. “O consumo de peixe pode ainda reduzir as possibilidades de anemia, pois é uma boa fonte de ferro e vitamina B12, que são nutrientes importantes para a saúde das células do sangue”, complementa o biólogo.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas