CidadesCuriosidadesMenu Principal

Semana do Peixe movimenta cadeia da pesca na Bahia

foto6
A semana temática será encerrada no dia 14 de outubro, em Salvador | FOTO: Reprodução/Aratu Online |

A Bahia recebe, desta terça-feira (29) até o dia 14 de outubro, a 12ª Semana do Peixe, evento realizado pelo Ministério da Pesca e Aquicultura em parceria com a Bahia Pesca, empresa vinculada à Secretaria de Agricultura. A programação conta com palestras, cursos de capacitação, vendas de peixe com descontos, cadastro de pescadores em programas estaduais e federais de assistência, além de emissão de registro de pescador e de Declaração da Aptidão ao Pronaf.

A abertura do evento será nesta terça-feira, às 8h30, no auditório da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA) em Salvador. Na ocasião, centenas de representantes de órgãos públicos e de prefeituras baianas estarão reunidos para discutir a inserção do pescado na alimentação escolar, através do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), e o incentivo à produção e comercialização de pescado por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

Ainda nesta semana começam as capacitações da Semana do Peixe. Pescadores de Ilhéus, no dia 30, e de Valença, no dia 1º de outubro, participam de um curso de beneficiamento de pescado, ministrado pelo engenheiro agrônomo José Prazeres. Em Ilhéus as aulas ocorrem na Colônia de Pescadores Z-34, enquanto que em Valença acontece na colônia de pescadores Z-15, sempre das 8 às 18h. Entre os tópicos apresentados estão os cuidados para evitar contaminações, análise sensorial do peixe, processos de conservação e descarte correto dos resíduos.

“O evento reúne toda a cadeia produtiva da pesca para pensar formas de aumentar o consumo e a comercialização do pescado, desde produtores, fornecedores de insumos, supermercadistas, empresas processadoras até agentes governamentais. É um esforço conjunto para aumentar a renda dos pescadores e marisqueiras e, ao mesmo tempo, incentivar na população o consumo de um alimento saudável”, explica o presidente da Bahia Pesca, Dernival Oliveira Júnior.

Descontos de 30% no quilo do pescado
Alguns dias depois, em 7 e 8 de outubro, o evento volta à capital baiana, com uma ação de venda de peixes com descontos no Terminal Pesqueiro de Salvador, das 8 às 12h. Serão comercializados vermelhos, corvinas, arraias, cavalas, sardinhas e camarões com descontos de, em média, 30%. “Teremos, por exemplo, vermelhos sendo vendidos a R$ 18 o quilo, e sardinhas a R$ 7 o quilo”, complementa Dernival Júnior.

Além disso, uma equipe da Bahia Pesca estará cadastrando os profissionais da pesca no CadCidadão, sistema que registra a situação social e econômica dos profissionais e os encaminha para diversos serviços públicos de assistência e crédito, a exemplo do Vida Melhor. O cadastramento servirá também para que estes pescadores obtenham a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), emitida pela empresa. Os profissionais poderão ainda solicitar, no local, o Registro Geral da Pesca, que será emitido pelo Ministério da Pesca e Aquicultura.

Palestra em escola pública
A Semana do Peixe será encerrada no dia 14 de outubro, às 15h, na Escola Estadual Evaristo da Veiga, na Avenida Garibaldi, em Salvador, com palestra sobre a importância do pescado na alimentação. Os alunos da escola assistirão à explanação da nutricionista Jane Amélia Luna, membro do Conselho Regional de Nutricionistas da Bahia, e desfrutarão de um lanche com muitos peixes e mariscos.

Jornal da Chapada

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios
Pular para a barra de ferramentas