Ícone do site Jornal da Chapada

Terça-feira terá clima quente na maior parte do dia na Chapada Diamantina

foto5
Com essa pouca nebulosidade, as temperaturas se elevam, e as máximas poderão chegar aos 35°C, especialmente ao longo da tarde | FOTO: Jornal da Chapada |

Para os próximos dias não serão esperadas mudanças significativas nas condições do tempo previstas para a Bahia. Pois a massa de ar quente e seco ainda é o sistema meteorológico que permanece atuando, o que inibe a formação de nebulosidade e, consequentemente, a ocorrência de chuvas em grande parte das regiões do Estado. Esse sistema, além de reduzir significativamente as chuvas, continua contribuindo para manter as temperaturas elevadas em todo o Estado, sendo que os maiores índices estão previstos para as regiões Oeste, São Francisco e Norte, onde as máximas deverão variar entre 34ºC e 40ºC.

Outro reflexo da atuação dessa massa de ar nessas áreas do Estado é a manutenção dos baixos índices de umidade relativa. Tais índices poderão chegar a valores mínimos inferiores a 20%, o que, segundo a Organização Mundial de Saúde – OMS, é considerado estado de alerta. Assim, recomenda-se suprimir exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre 10h às 16h, evitar aglomerações em ambientes fechados, bem como umidificar o ambiente através de vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água, usar soro fisiológico para olhos e narinas, consumir água a vontade e, sempre que possível, permanecer em locais protegidos do sol.

Essa previsão de tempo quente e seco, somada a vegetação já ressecada, aumenta o risco de ocorrência de novos focos de queimadas, ou, até mesmo, intensificar aqueles já existentes. Assim, mantém-se o alerta quanto à utilização do fogo nas atividades de campo, principalmente, na preparação do solo para o próximo plantio e/ou renovação de pastos para os animais, já que, uma simples ponta de cigarro ou uma faísca pode dar origem a uma grande queimada, o que pode trazer grandes prejuízos para essas regiões.

Essa massa de ar também está influenciando o tempo na Chapada Diamantina, Sudoeste e Nordeste, deixando o céu parcialmente nublado a claro. Com essa pouca nebulosidade, as temperaturas se elevam, e as máximas poderão chegar aos 35°C, especialmente ao longo da tarde. Entretanto, durante a noite e nas primeiras horas da manhã, esses índices diminuem significativamente, podendo chegar a valores de até 16°C (mínimas), principalmente nas áreas serranas da Chapada Diamantina e Sudoeste.

Já nas regiões do Recôncavo baiano e Sul a previsão é de céu parcialmente nublado, porém a umidade vinda do Oceano Atlântico ainda poderá favorecer a ocorrência de chuvas fracas e passageiras, principalmente nas localidades mais próximas ao litoral (incluindo a cidade de Salvador e região metropolitana). Vale destacar que, uma frente-fria que está se deslocando do Sudeste brasileiro para o Oceano poderá contribuir para um aumento da nebulosidade e, portanto, das chances de que estas chuvas ocorram, sobretudo no Sul do Estado. Mesmo assim, as temperaturas permanecerão elevadas, com valores variando entre 19°C e 33°C.

Uma das características da primavera é o aumento da incidência de radiação solar no Hemisfério Sul e, consequentemente, a elevação dos Índices de Radiação Ultravioleta (IUV’s). Esse aumento pode ser verificado entre os dias 20/10 (terça-feira) e 21/10 (quarta-feira), quando os Índices previstos deverão variar de 12 a 13. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) estes IUV’s estão classificados na categoria de intensidade “Extrema” e, por isso, os cuidados quanto à exposição prolongada à radiação solar devem ser mantidos, principalmente, nos horários das 10 às 16h, quando há maior incidência. Para isso, recomenda-se o uso de protetor/filtro solar, chapéus, bonés, óculos escuros e roupas leves.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas