Ícone do site Jornal da Chapada

Oficina fomenta parceria entre o Parque Nacional da Chapada Diamantina e associação de Itaetê

foto5
No evento, estiveram presentes a equipe do PNCD, condutores de visitantes das comunidades Rosely Nunes, Colônia, Europa e Baixão e representantes do PrevFogo/Ibama | FOTO: Reprodução/PNCD |

Com o objetivo de firmar uma parceria entre a Associação de Condutores de Visitantes de Itaetê (ACV-I) e o Parque Nacional da Chapada Diamantina (PNCD), foi realizada a primeira Oficina Participativa, no dia 16 de outubro, no assentamento do Baixão, município de Itaetê, na Chapada Diamantina. Ainda estão previstas mais três oficinas na região para construção do termo de parceria entre as instituições.

O projeto ‘Construção de uma parceria entre o Parque Nacional da Chapada Diamantina e a Associação de Condutores de Visitantes de Itaetê’ é fruto do V Ciclo de Gestão Participativa, capacitação realizada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) para servidores públicos e comunitários.

No evento, estiveram presentes a equipe do PNCD, condutores de visitantes das comunidades Rosely Nunes, Colônia, Europa e Baixão, todas do município de Itaetê, e também representantes do PrevFogo/Ibama. A oficina ocorreu ao longo do dia no galpão da Associação de Produtores e Produtoras do Assentamento Baixão (APPAB), com o almoço na Pousada Comunitária do Baixão.

A programação do evento contou com atividades lúdicas para promover a integração do grupo, a elaboração de uma “linha do tempo” da história entre a ACV-I e o Parque Nacional e a exposição dialogada do Plano de Manejo desta Unidade de Conservação.

Sobre Itaetê
O município abriga diversas cachoeiras como a Invernada, Encantada, Bom Jardim, Herculano e Roncador, que podem ser acessadas através das diversas comunidades da região. Além dos atrativos naturais é possível conhecer o cotidiano rural do município ao se hospedar na casa dos moradores ou na Pousada Comunitária do Baixão. Jornal da Chapada com informações do blog do Parna.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas