Ícone do site Jornal da Chapada

Bahia terá temperaturas máximas entre 35ºC e 40ºC nos próximos dias da semana

foto5
Na Chapada Diamantina e no Sudoeste, o predomínio é de céu parcialmente nublado a claro | FOTO: Jornal da Chapada |

Para os próximos dias a previsão é de que não ocorram mudanças significativas nas condições do tempo na maior parte da Bahia, principalmente em relação às chuvas. Tal situação se deve a presença de uma massa de ar quente e seco que vem atuando há várias semanas, mantendo o céu com predomínio de sol e as temperaturas elevadas, sobretudo na faixa centro-oeste e norte do Estado. Assim, nas regiões Oeste, São Francisco, Norte e parte da Chapada Diamantina e Sudoeste, onde a atuação desse sistema é mais evidente, as temperaturas máximas deverão variar entre 35ºC e 40ºC.

Além disso, a presença dessa massa de ar também reflete na manutenção nos baixos índices de umidade relativa do ar, que poderão chegar a valores mínimos inferiores a 20%, o que, segundo a Organização Mundial de Saúde – OMS, é considerado estado de alerta. Assim, recomenda-se suprimir exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre às 10hs e às 16hs, evitar aglomerações em ambientes fechados, bem como umidificar o ambiente através de vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água, usar soro fisiológico para olhos e narinas, consumir água a vontade e, sempre que possível, permanecer em locais protegidos do sol.

Com essa previsão de tempo quente e seco, somada a vegetação já ressecada, aumenta o risco de ocorrência de novos focos de queimadas nessas áreas do Estado, ou, até mesmo, intensificar aqueles já existentes. Assim, mantém-se o alerta quanto à utilização do fogo nas atividades de campo, principalmente, na preparação do solo para o próximo plantio e/ou renovação de pastos para os animais, já que, uma simples ponta de cigarro ou uma faísca pode dar origem a uma grande queimada, o que pode trazer grandes prejuízos para essas regiões.

Para as demais regiões da Bahia, incluindo o centro-leste da Chapada Diamantina e Sudoeste, onde esse sistema também está influenciando o tempo, embora com menor intensidade, o predomínio é de céu parcialmente nublado a claro. Ainda assim, nas localidades próximas ao litoral, devido à atuação dos ventos úmidos vindos do Oceano Atlântico, não se descarta a possibilidade de ocorrer chuvas fracas e isoladas. Altas temperaturas, com máximas de até 35°C (no Nordeste), ainda deverão ser registradas, enquanto que, nas áreas serranas da Chapada Diamantina e Sudoeste, são esperadas temperaturas amenas, com mínimas podendo chegar aos 15°C.

Para a cidade de Salvador e região metropolitana, a previsão é de céu parcialmente nublado a claro. As temperaturas continuarão estáveis, com valores variando entre 23°C e 31°C. Uma das características da primavera é o aumento da incidência de radiação solar e, consequentemente, a elevação dos Índices de Radiação Ultravioleta (IUV’s). Esse aumento pode ser verificado entre os dias 22/10 (quinta-feira) e 23/10 (sexta-feira), quando os Índices previstos deverão variar de 12 a 13.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) estes IUV’s estão classificados na categoria de intensidade “Extrema” e, por isso, os cuidados quanto à exposição prolongada à radiação solar devem ser mantidos, principalmente, nos horários das 10 às 16 horas, quando há maior incidência. Para isso, recomenda-se o uso de protetor/filtro solar, chapéus, bonés, óculos escuros e roupas leves.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas