Ícone do site Jornal da Chapada

Prevfogo registrou 240 focos de incêndio florestal no Oeste baiano

foto5
A baixa umidade e falta de chuva são apontadas pelos brigadistas com causas da rápida disseminação do fogo | FOTO: Antônio Carlos/G1 |

A região de Barreiras, município oeste da Bahia, acumulou mais de 240 focos de incêndio florestal nesta terça-feira (20), segundo o Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo), que integra o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

A falta de chuva e a baixa umidade são apontadas como causas da disseminação do fogo. “A gente está em condições climáticas com cerca de 11% de umidade na região. Ibotirama [cidade próxima], por exemplo, registou isso. A temperatura está entre 38º C e 40ºC. Isso se torna, na verdade, um barril de pólvora”, detalha o Coordenador do Prevfogo na Bahia, Denilson Oliveira.

Funcionário de uma fazenda da região, Juraci Vieira conta que há dois dias tenta conter as chamas que atingiram o pasto. “80% da fazenda queimou. Ontem [segunda], eu estava com 20 homens aqui, com trator-pipa, e não consegui apagar”, conta.

Os trabalhos do Prevfogo ocorrem em três cidades. Além de Barreiras, Santa Rita de Cássia e Serra do Ramalho. Em todas elas, a maior dificuldade é chegar ao local do incêndio. Os brigadistas contam que o acesso é complicado, perigoso e exige bom condicionamento físico. “A gente tem que dar um jeito de chegar. O pessoal é bem treinado. A gente tem andado até 14 quilômetros para chegar no incêndio”, detalha Gilmar dos Santos, chefe da brigada local. Do Portal G1.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas