Ícone do site Jornal da Chapada

Rui Costa e ACM Neto seguem na disputa por espaço político

foto5
A capital baiana registrou mais um embate silencioso entre os dois gestores | FOTO: Reprodução/Secom/GOVBA |

Embora a disputa eleitoral para prefeito seja em 2016, os principais atores políticos na capital baiana seguem discretamente marcando território. De um lado, o prefeito ACM Neto (DEM), candidato natural à reeleição, e do outro o governador Rui Costa (PT), que apesar de não ser candidato, é quem terá o voto de maior valor dentre os candidatos que pretende lançar a partir da sua base aliada. Ontem, Salvador registrou mais um embate silencioso dos dois lados. Enquanto o governador petista autorizava o início das obras de requalificação das vias do Comércio e Calçada, mais adiante, em Paripe e Tubarão, o prefeito democrata assinava autorização para o início da construção da primeira creche-escola do município pelo programa Primeiro Passo.

Rui Costa, em seu evento realizado na sede da Associação Comercial da Bahia, no Comércio, reuniu alguns dos nomes da sua base de apoio que podem disputar a prefeitura de Salvador no ano que vem, como o vereador Gilmar Santiago (PT), a senadora Lídice da Mata (PSB), o vereador Edvaldo Brito (PTB) e o secretário Carlos Martins, da pasta de Desenvolvimento Urbano (Sedur).

Durante a assinatura da ordem de serviço, Rui destacou o conjunto de ações em curso no Centro Antigo a partir da proposta que, segundo ele, vai além do turismo, integrando o bem-estar da população ao novo Terminal de Passageiros do Porto de Salvador e projetos futuros, como o Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) e o centro de convenções, que é estudado na região.

“É uma compreensão maior do patrimônio da cidade, que não é só a praia, mas sua cultura, sua história, patrimônio arquitetônico, a mistura de raças. É isso que constitui nossa riqueza. Essa obra se complementa a todo o entorno do centro para fazer com que o cidadão tenha qualidade de vida ao caminhar e transitar”, disse o governador ao se referir aos trabalhos que têm prazo de 12 meses para conclusão e contam com R$ 28,2 milhões em investimentos com recursos do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC 2).

ACM Neto (DEM), que tem apostado em programas sociais, participou em Paripe de uma ação da Secretaria de Educação que lançou o Programa Agentes da Educação, que consiste no acompanhamento da vida escolar e do envolvimento de alunos, pais e comunidade nas atividades realizadas pela escola. “Procuramos hoje aqui dar mais um passo nessa integração entre escola e família e que isso aconteça também com a comunidade. Que todos possam nos ajudar na execução deste programa que, aliado ao combinado, vem fazendo uma verdadeira mudança na qualidade da Educação de nossa cidade”, ressaltou o prefeito, ao lado do secretário de Educação, Bellintani, que é recém-filiado ao PPS e um dos nomes cotados para ser vice na chapa do prefeito democrata.

Lídice marca presença em agenda do governador
Enquanto o prefeito ACM Neto (DEM) tem a seu favor uma aprovação de 84% e uma lista de nomes para escolher na composição da sua chapa para a eleição de 2016, a senadora Lídice da Mata (PSB), a aliada do governador Rui Costa (PT) melhor posicionada em estudo feito recentemente pelo Instituto Paraná Pesquisas, tem ganho espaço nas agendas do petista na capital baiana.

Como a estratégia de Rui para o ano que vem é pulverizar as candidaturas do seu campo de aliados para levar a disputa para o segundo turno com Neto, Lídice vai intensificando suas aparições na cidade. Ontem, ao participar do evento na Associação Comercial da Bahia, no Comércio, a parlamentar defendeu que a região do Centro Antigo de Salvador seja beneficiada com obras de infraestrutura e que seja novamente habitada.

“Não é admissível que uma área que tem infraestrutura de saneamento e abastecimento de água como o Centro não tenha ninguém morando”, apontou. Para a socialista, o grande desafio das obras anunciadas pelo governador Rui Costa são a retomada das atividades comerciais nesta região de Salvador, bem como as potencialidades de uso de moradia, que segundo ela foi um erro que ocorreu com o Pelourinho.

Anteontem, a senadora visitou o Lobato, onde esteve ao lado de Rui em agosto para autorização de obras de contenção de encostas, e ressaltou a necessidade da implantação de espaços de convivência e local para a realização de atividades artísticas e educativas como um Centro Cultural e garantiu que vai interceder junto aos governos federal e estadual para assegurar melhorias no bairro. As informações são da Tribuna da Bahia.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas