Ícone do site Jornal da Chapada

Deputado do PMDB comemora primeira exportação de cacau após 20 anos

tavares
Tavares fez questão de congratular os membros do Movimento Somos Todos Cacau e destacar o papel da entidade em prol da lavoura | FOTO: Reprodução |

O deputado estadual e líder do PMDB na Assembleia Legislativa da Bahia, Pedro Tavares comemorou a carga histórica no Porto do Malhado, em Ilhéus, que após 20 anos vai realizar uma exportação de cacau e deve ser concluída neste final de semana. Durante pronunciamento no plenário da Casa nesta quarta-feira (28), o parlamentar destacou que o carregamento mostra a qualidade e autossuficiência do cacau baiano e renova a autoestima na região, “que vem vem sofrendo há tanto tempo e é capaz de superar os obstáculos”. Isso também mostra que a política de importação do cacau, conhecida como drawback, não se justifica mais, já que temos produção excedente no mercado”, disse Tavares.

O trabalho da Comissão de Agricultura e Política Rural da Casa também foi elogiado pelo deputado, que voltou a enfatizar a luta em defesa da revitalização da Lavoura Cacaueira. “Quero parabenizar todos os membros da Comissão e o engajamento pela defesa do cacau. Com o trabalho que vem sendo realizado, vamos conseguir com que a cacauicultura volte a ser valorizada e tenha a mesma importância na economia baiana como foi no passado”, disse.

Além da Comissão, Tavares fez questão de congratular os membros do Movimento Somos Todos Cacau e destacar o papel da entidade em prol da lavoura, que se baseia na luta pelo preço justo para as amêndoas do cacau; políticas de não-importação e incentivo à exportação; equacionamento das dívidas e a remodelação, e o fortalecimento da Ceplac – Comissão Executiva de Planejamento da Lavoura.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas