Ícone do site Jornal da Chapada

Semana segue com céu aberto em parte da Bahia; temperaturas devem cair na Chapada

fotor
As temperaturas em Salvador estão em elevação, com valores previstos de 24°C (mínimas) e 31°C (máximas) | FOTO: Reprodução |

O Nordeste brasileiro permanece sob a influência da massa de ar quente e seco que, mesmo enfraquecida, continua inibindo a formação de nebulosidade e a ocorrência de chuvas mais expressivas na maior parte dos estados dessa Região. Na Bahia, esse sistema ainda deverá atuar em praticamente todas as regiões, exceto na faixa leste, onde a umidade vinda do Oceano Atlântico poderá contribuir para trazer chuvas fracas, sendo mais significativas no Sul do Estado. Essa previsão também se estende para o Oeste baiano, onde é o calor associado à umidade vinda da Amazônia, os responsáveis por causar essas chuvas, sendo estas mais frequentes no final da tarde e durante a noite, típico dessa época do ano.

No restante do Estado, a massa de ar continua sendo o sistema predominante, o que deverá manter o céu ensolarado e sem previsão de chuvas. Outro elemento que também merece destaque são as altas temperaturas que poderão variar entre 36°C e 39°C (máximas), principalmente, no Oeste e São Francisco. No entanto, nas áreas serranas da Chapada Diamantina e Sudoeste, ainda são esperadas temperaturas mais amenas, com valores de até 16°C (mínimas).

Para a cidade de Salvador e região metropolitana, o tempo segue influenciado pela umidade vinda do Oceano Atlântico deixando o céu parcialmente nublado e com pouca possibilidade de ocorrer chuvas. Como nas outras regiões do Estado, as temperaturas na capital baiana também estão em elevação, com valores previstos de 24°C (mínimas) e 31°C (máximas).

A primavera é a estação de transição entre as estações de inverno e do verão, ou seja, nas primeiras semanas as temperaturas são mais amenas e com tempo seco (típica do inverno) e da metade para o final da estação essas temperaturas se elevam e as chuvas ficam mais intensas (típica de verão). Também é nessa estação que há maior incidência de radiação solar e, consequentemente, dos Índices de Radiação Ultravioleta (IUV’s).

Esse aumento pode ser visto na previsão para os dias 29/10 (quinta-feira) e 30/10 (sexta-feira), quando os IUV’s deverão variar de 12 a 13. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) estes Índices fazem parte da categoria de intensidade “Extrema”, o que requer cuidados quanto à exposição prolongada à radiação solar, principalmente, nos horários das 10 às 16 horas, como: usar protetor/filtro solar, chapéus, bonés, óculos escuros e roupas leves.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas