Ícone do site Jornal da Chapada

Feriadão terá chuva e temperaturas elevadas em grande parte da Bahia

foto5
Existe previsão de chuvas para as regiões da Chapada Diamantina e Recôncavo, onde o predomínio será de céu parcialmente nublado | FOTO: Jornal da Chapada |

A previsão de tempo para os próximos dias, que inclui o fim de semana estendido do Dia de Finados, é de que a massa de ar quente e seco continue perdendo força, o que deve contribuir para o aumento da nebulosidade e das chuvas em grande parte da Bahia. Além disso, uma frente fria que avança pelo litoral do Sudeste brasileiro, somada às altas temperaturas (típicas dessa época do ano) e à umidade vinda da região Amazônica e do Oceano Atlântico, deve intensificar essas chuvas, principalmente nas regiões oeste, São Francisco, sudoeste e sul.

As chuvas devem ser mais frequentes no fim da tarde e durante a noite, podendo ser acompanhadas de raios, principalmente no oeste baiano. Quando há ocorrência de trovoadas, é recomendado evitar práticas de agropecuária ao ar livre, ficar próximo a carros e tratores, transitar em motos ou bicicletas, ficar em campo aberto (como praias e campos de futebol) ou embaixo de árvores e perto de cercas. Se estiver próximo a um veículo fechado, o ideal é que fique dentro dele, com as portas e janelas fechadas.

A previsão de chuvas também se estende para as regiões da Chapada Diamantina e Recôncavo, onde o predomínio será de céu parcialmente nublado. Entretanto, estas chuvas serão de fraca intensidade, podendo ocorrer a qualquer hora do dia. Por outro lado, no norte e nordeste, o que ainda deve predominar nos próximos dias é a massa de ar quente e seco que, mesmo enfraquecida, mantém reduzidas a nebulosidade e as chances de ocorrer chuvas.

Previsão de IUV e temperaturas por cidades | FOTO: Divulgação/Inema |

Temperaturas
As temperaturas devem se manter elevadas em praticamente todo o estado, a exemplo das regiões oeste, São Francisco, norte e nordeste, onde podem atingir máximas de até 40°C em algumas localidades. As temperaturas mais amenas, com mínimas de até 16°C, são esperadas nas áreas serranas da Chapada Diamantina e sudoeste.

Para a cidade de Salvador e região metropolitana, a previsão para este feriadão é de céu nublado a parcialmente nublado com possibilidade de chuvas fracas a qualquer hora do dia. As temperaturas na capital baiana se mantêm elevadas, variando entre mínimas de 23°C e máximas de 32°C.

Maré
Para o período entre sexta (30) e segunda-feira (2), a maré deve atingir a altura máxima entre 5h e 9h e entre 17h e 21h, com valores variando de 1,5 a 2,8 metros. Já as alturas mínimas devem ser registradas no período entre 11h e 15h e entre 23h e 3h do dia seguinte, com valores variando de 0,3 a 1,1 metros. As ondas desse período devem ter agitação fraca, com altura máxima podendo chegar a 1,9 metros.

Mapas de previsão de precipitação | FOTO: Divulgação/Inema |

Radiação
A primavera é a estação de transição entre o inverno e o verão. Desta forma, as temperaturas são mais amenas e com tempo seco (típico do inverno) nas primeiras semanas, mas essas temperaturas se elevam e as chuvas ficam mais intensas (típico de verão) da metade para o final da estação. Também é nessa estação que há maior incidência de radiação solar e, consequentemente, elevação dos Índices de Radiação Ultravioleta (IUV’s).

Entre sexta (30) e segunda (2), os índices devem variar de 12 a 13. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), estes valores fazem parte da categoria de intensidade “extrema”, o que requer cuidados quanto à exposição prolongada à radiação solar, principalmente, nos horários das 10h às 16h. Para se proteger da radiação, é necessário utilizar protetor/filtro solar, chapéus, bonés, óculos escuros e roupas leves. As informações são do Inema.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas