Os conjuntos residenciais do Programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV) concluídos e entregues este ano já beneficiaram 15.796 famílias de municípios baianos acima de 50 mil habitantes. A última entrega desse tipo de empreendimento aconteceu na última sexta-feira (30) em Cruz das Almas, no Recôncavo Baiano, quando o governador Rui Costa inaugurou 417 unidades habitacionais.
Durante a inauguração dos conjuntos Cruz das Almas e Brisas do Bosque, empreendimentos que receberam R$ 24,6 milhões em investimentos, Dona Maria, de 74 anos, recebeu das mãos de Rui a chave da sua primeira casa própria. “É um momento especial, cada entrega, cada lágrima de alegria das pessoas que recebem as casas com a convicção de que a partir de agora podem estufar o peito e dizer ‘essa casa é minha, é da minha família’. Quem viveu de aluguel e viveu de favor sabe o que isso significa”, disse o governador.
Em 2015, mais de 60 mil pessoas passaram a morar em um imóvel construído por meio do programa habitacional do Governo Federal na Bahia. Outras faixas do programa Minha Casa, Minha Vida, que contemplam municípios com menos de 50 mil habitantes, também continuam sendo construídos e entregues no estado. No último sábado (31), em Boa Vista do Tupim, na Chapada Diamantina, foram mais 31 casas populares entregues pelo governador, orçadas em cerca de R$ 800 mil.
A Bahia se destacou no Programa Minha Casa, Minha Vida 1 e no Minha Casa, Minha Vida 2 como o estado que mais conseguiu contratar e executar habitações. “Só quem já viveu de aluguel conhece o medo de não ter onde morar. A moradia é o lugar onde a família concretiza a educação dos seus filhos e, portanto, é a base da unidade familiar, e nada melhor quando a residência é própria”, destacou Rui. Desde 2009, quando o programa de habitação do Governo Federal foi criado, mais de 188 mil famílias foram contempladas na Bahia.