Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada Diamantina tem previsão de céu parcialmente nublado a claro para os próximos dias

foto7
As temperaturas na região se manterão estáveis, com mínimas variando entre 16°C e 24°C e máximas entre 30°C e 35°C | FOTO: Jornal da Chapada |

Nos próximos dias a massa de ar quente e seco volta a ganhar força, o que reduz a nebulosidade e as chances de ocorrer chuvas em grande parte do Nordeste brasileiro. Na Bahia esse sistema atua com mais intensidade nas regiões Oeste, São Francisco, Norte e Nordeste, onde, além de deixar o tempo seco, também está colaborando para manter as temperaturas elevadas (com máximas variando entre 36°C e 38°C) principalmente, no setor oeste do Estado.

Mesmo com as chuvas registradas nos últimos dias, os índices de umidade relativa do ar nessas áreas se mantêm com valores mínimos de até 30%, o que é considerado níveis de atenção, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). Assim, recomenda-se suprimir exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre às 10hs e às 16hs, evitar aglomerações em ambientes fechados, bem como umidificar o ambiente através de vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água, usar soro fisiológico para olhos e narinas, consumir água a vontade e, sempre que possível, permanecer em locais protegidos do sol.

Essa massa de ar também influenciará, embora com menor intensidade, as condições do tempo no restante do Estado. Assim, na Chapada Diamantina, Sudoeste, Recôncavo e Sul, a previsão é de céu parcialmente nublado a claro na maior parte do período. As temperaturas nessas áreas se manterão estáveis, com mínimas variando entre 16°C e 24°C e máximas entre 30°C e 35°C. Para a cidade de Salvador e região metropolitana, o predomínio será de céu parcialmente nublado a claro. As temperaturas na capital baiana ainda permanecem elevadas, com mínimas de 23°C e máximas de 31°C.

A primavera é a estação de transição entre as estações de inverno e do verão, ou seja, nas primeiras semanas as temperaturas são mais amenas e com tempo seco (típica do inverno) e da metade para o final da estação essas temperaturas se elevam e as chuvas ficam mais intensas (típica de verão). Também é nessa estação que há maior incidência de radiação solar e, consequentemente, dos Índices de Radiação Ultravioleta (IUV’s).

Esse aumento pode ser visto na previsão para os dias 04/11 (terça-feira) e 05/11 (quarta-feira), quando os IUV’s deverão variar de 12 a 13. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) estes Índices fazem parte da categoria de intensidade “Extrema”, o que requer cuidados quanto à exposição prolongada à radiação solar, principalmente, nos horários das 10 às 16 horas, como: usar protetor/filtro solar, chapéus, bonés, óculos escuros e roupas leves.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas