Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Grupo do MST denuncia crime ambiental em Unidade de Conservação da Serra do Orobó

foto5
Membros do movimento social encontraram diversos troncos com mais de 60 metros, muitos dos quais eram de árvores centenárias | FOTO: Divulgação/Ruy Barbosa Notícias |

Um grupo do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) denunciou recentemente ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) práticas ilegais de caça de animais e desmatamento de uma área que pertence a Unidade de Conservação do Arie da Serra do Orobó. O Arie é uma Área de Relevante Interesse Ecológico.

Segundo informações do site Ruy Barbosa Notícias, o grupo do MST constatou as irregularidades após retomar para a fazenda Bom Jardim, que fica na divisa entre Ruy Barbosa e Itaberaba, região da Chapada Diamantina. Na área, encontraram peles e couros de animais silvestres, como raposa, filhote de veado, onça sussuarana e jiboia.

Além de achar vestígios de caça de animais, os membros do movimento encontraram diversos troncos com mais de 60 metros, muitos dos quais eram de árvores centenárias, revelando o desmatamento na área. Na sede da fazenda havia também venenos para plantação, motosserras e tábuas prontas para a comercialização. O grupo do MST enviou fotos que comprovam o desmatamento e a caça ilegal ao Ibama, solicitando uma uma visita para fiscalizar a denúncia.

Arie da Serra do Orobó
A região possui representantes de três grandes biomas: a mata atlântica, a caatinga e o cerrado, os quais possuem grande diversidade biológica e características especificas. A Serra do Orobó encontra-se inserida nos municípios de Ruy Barbosa e Itaberaba, e possui uma área total de 7.397 hectares.

Abriga remanescentes de floresta estacional inserida no domínio da Mata Atlântica e inúmeras nascentes. Suas belas paisagens decoram o meio-ambiente, proporcionando aos visitantes um prazer memorável: um santuário ecológico legado e conservado por vários séculos. Jornal da Chapada com informações do Ruy Barbosa Notícias.

Confira mais imagens:

1 / 8
Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas