Ícone do site Jornal da Chapada

Massa de ar mantém o tempo quente e seco em grande parte da Bahia

foto5
Para a Chapada Diamantina e Sudoeste, onde a massa de ar também atua com intensidade, são esperadas as menores temperaturas do Estado (com mínimas de até 16°C) | FOTO: Reprodução |

A massa de ar quente e seco, que vem ganhando força nos últimos dias, continua se intensificando durante o final de semana, sobretudo, no Nordeste brasileiro, onde deverá manter a nebulosidade e as chances de ocorrer chuvas reduzidas. Na Bahia, esse sistema está atuando em todo o Estado. No entanto, com mais intensidade nas regiões Oeste, São Francisco, Norte e Nordeste, onde, além de deixar o tempo seco, também está mantendo as temperaturas elevadas (com máximas variando entre 36°C e 39°C).

Os baixos índices de umidade previstos para os próximos dias (em torno de 30%) é outro reflexo da permanência dessa massa de ar, o que já é considerado preocupante segundo a Organização Mundial de Saúde – OMS, uma vez que, o ideal para o conforto humano seria de, no mínimo, 60%. Assim, com essa previsão de tempo quente e seco, recomenda-se para estas regiões do Estado evitar exercícios físicos e exposições prolongadas ao ar livre entre às 10h e às 16h. Já em ambientes fechados, a sugestão é mantê-los umidificados, utilizando vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água, etc. Além disso, é de grande importância manter-se hidratado, consumindo bastante água e, sempre que possível, permanecer em locais protegidos do sol.

Previsão de IUV e Temperaturas por Cidades | FOTO: Inema |

Para a Chapada Diamantina e Sudoeste, onde a massa de ar também atua com intensidade, são esperadas as menores temperaturas do Estado (com mínimas de até 16°C), principalmente, nas áreas serranas dessas regiões. Já nas localidades mais próximas ao litoral do Recôncavo e Sul, a exemplo da cidade de Salvador e região metropolitana, os ventos úmidos vindos do Oceano Atlântico não deverão ter influência significativa, tanto na ocorrência das chuvas quanto na redução das temperaturas. Já que, estas se manterão elevadas, com valores variando entre 20°C (mínimas) e 33°C (máximas).

Maré
Para o período entre os dias 06 (sexta-feira) e 08 (domingo), a maré deverá atingir sua altura máxima entre às 00h e às 02h e entre às 12h e às 14h, com valores variando de 1,6 a 2,5 metros. Já as alturas mínimas deverão ser registradas no período entre às 06h e às 08h e entre às 18h e às 20h, com valores variando de 0,4 a 0,8 metro. As ondas previstas para esse período deverão ter agitação fraca, com altura máxima podendo chegar a 1,5 metro.

Mapas de Previsão de Precipitação | FOTO: Inema |

Índice de Radiação Ultravioleta
A primavera é a estação de transição entre as estações de inverno e do verão, ou seja, nas primeiras semanas as temperaturas são mais amenas e com tempo seco (típica do inverno) e da metade para o final da estação essas temperaturas se elevam e as chuvas ficam mais intensas (típica de verão). Também é nessa estação que há maior incidência de radiação solar e, consequentemente, elevação dos Índices de Radiação Ultravioleta (IUV’s).

Esse aumento pode ser visto na previsão para o período de 06/11 (sexta-feira) a 08/11 (domingo), quando os IUV’s deverão variar de 12 a 13. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) estes Índices fazem parte da categoria de intensidade “Extrema”, o que requer cuidados quanto à exposição prolongada à radiação solar, principalmente, nos horários das 10 às 16h, como: usar protetor/filtro solar, chapéus, bonés, óculos escuros e roupas leves.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas