Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Fogo atinge região da Serra do Rio da Água Preta em Ituaçu; brigadistas pedem ajuda

foto56
O presidente da brigada de Barra da Estiva, Edvaldo Miranda, informa que o fogo foi controlado após oito dias de combate, mas voltou nos últimos dias | FOTO: Meramente Ilustrativa/L12 Notícias |

Focos de incêndio ainda atingem a região da Serra do Rio da Água Preta, no município de Ituaçu, na Chapada Diamantina. O fogo teve início em 19 de outubro, e desde então vem sendo controlado pela Brigada Voluntária de Combate a Incêndios Florestais de Barra da Estiva. Mas devido às condições climáticas, de tempo seco e quente, as chamas têm voltado de forma mais intensa. Além disso, os brigadistas acreditam que o incêndio é criminoso, causado por caçadores da região.

Em entrevista ao Jornal da Chapada, o presidente da brigada Edvaldo Miranda Alves informou que após oito dias de combate, o fogo foi controlado, mas já voltou. “Nós combatemos um incêndio florestal lá por seis dias, na semana passada, e dois esta semana, quando foi agora o pessoal colocou fogo de novo. Quando a gente acaba de sair o cara coloca fogo de novo, no mesmo local da mata”.

Leia também
Chapada: Bahia Sem Fogo monitora área de incêndio florestal no município de Ituaçu
Incêndios voltam a atingir região da Chapada Diamantina; Ituaçu ainda combate o fogo

A região atingida é de difícil acesso, pois há muita serra, o que prejudica um combate mais eficaz. E a situação fica pior quando a equipe é reduzida e não conta com os equipamentos necessários em número suficiente. “A única equipe em combate é a Brigada de Barra da Estiva e alguns nativos de Ituaçu que estão ajudando. Tem gente que não está querendo nem ir para o combate mais, porque nós não estamos tendo material para combater o fogo”.

O presidente da brigada ainda faz um apelo ao governo e órgãos responsáveis. “Nós brigadistas voluntários precisamos, pelo menos, de EPIs [Equipamentos Proteção Individual], macacão e bota, equipamentos de segurança”.

Ibicoara
O Jornal da Chapada recebeu também informações do presidente dos Combatentes de Incêndios Florestais de Andaraí (Cifa), Homero Vieira, informando que focos de incêndio também atingiram a região de Ibicoara, na Chapada Diamantina, mas que já foram controlados no final da tarde nesta quinta (5). “Estavam no combate a brigada de Barra da Estiva, voluntários de Ibicoara e a equipe do ICMBio”, afirma Vieira.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas