Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada Diamantina tem previsão de céu parcialmente nublado a claro para esta terça

Lençóis foi criticada em quase todas as áreas do convívio social | FOTO: Jornal da Chapada |

foto5
Com pouca nebulosidade as temperaturas se elevam e as máximas poderão chegar aos 35°C, especialmente ao longo da tarde e mínimas de até 16°C | FOTO: Jornal da Chapada |

A Bahia continua sob a influência da massa de ar quente e seco, o que vem mantendo grande parte do Estado com nebulosidade reduzida e sem chuvas. Essa condição é mais evidente na faixa centro-oeste e norte, que inclui as regiões Oeste, São Francisco e Norte, onde, além de deixar o céu com predomínio de sol, também está favorecendo na manutenção das altas temperaturas. Assim, nessas áreas as máximas deverão variar entre 35°C e 39°C. Outra consequência da permanência dessa massa de ar são os baixos índices de umidade, que em algumas localidades dessas regiões podem atingir valores inferiores a 30%, o que já é considerado preocupante, pois, conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS), o ideal para o conforto humano seria de, no mínimo, 60%.

Assim, com essa previsão de tempo quente e seco, recomenda-se para estas regiões do Estado evitar exercícios físicos e exposições prolongadas ao ar livre entre às 10hs e às 16hs. Já em ambientes fechados, a sugestão é mantê-los umidificados, utilizando vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água, etc. Além disso, é de grande importância manter-se hidratado, consumindo bastante água e, sempre que possível, permanecer em locais protegidos do sol.

Na Chapada Diamantina e Sudoeste, onde esse sistema meteorológico também está influenciando o tempo, a previsão é de céu parcialmente nublado a claro. Vale ressaltar que, com essa pouca nebulosidade as temperaturas se elevam, e as máximas poderão chegar aos 35°C, especialmente ao longo da tarde. Por outro lado, durante a noite e nas primeiras horas da manhã, esses índices diminuem significativamente, podendo chegar a valores de até 16°C (mínimas), principalmente nas áreas serranas dessas regiões.

Para a faixa leste do Estado, a umidade vinda do Oceano Atlântico contribuirá para o aumento da nebulosidade, deixando o céu parcialmente nublado a claro e com possibilidade de chuvas fracas e isoladas, principalmente nas localidades mais próximas ao litoral do Sul e Recôncavo baiano, a exemplo da cidade de Salvador e região metropolitana. As temperaturas nessas áreas se manterão elevadas, com máximas de até 33°C, enquanto que, no Nordeste esses valores poderão atingir os 36°C.

A primavera é a estação de transição entre as estações de inverno e do verão, ou seja, nas primeiras semanas as temperaturas são mais amenas e com tempo seco (típica do inverno) e da metade para o final da estação essas temperaturas se elevam e as chuvas ficam mais intensas (típica de verão). Também é nessa estação que há maior incidência de radiação solar e, consequentemente, dos Índices de Radiação Ultravioleta (IUV’s).

Esse aumento pode ser visto na previsão para os dias 10/11 (teça-feira) e 11/11 (quarta-feira), quando os IUV’s deverão variar de 12 a 13. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), estes Índices fazem parte da categoria de intensidade “Extrema”, o que requer cuidados quanto à exposição prolongada à radiação solar, principalmente, nos horários das 10 às 16 horas, como: usar protetor/filtro solar, chapéus, bonés, óculos escuros e roupas leves.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas