Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Vereadores de Baixa Grande têm filhos cadastrados irregularmente no Bolsa Família

foto5
Os vereadores Joanita de Sena e Aurenival Tavares foram denunciados por terem parentes na lista do programa social | FOTO: Montagem do JC |

Casos de irregularidades do Programa Bolsa Família em Baixa Grande, na Chapada Diamantina, envolvem filhos de vereadores do município. A vereadora Joanita de Sena (PT) chegou a admitir as irregularidades durante entrevista ao site Bahia Notícias. De acordo com informações, a filha da edil petista, Aina Sousa Rios de Sena, está irregularmente cadastrada como beneficiária do Bolsa Família. As denúncias feitas na segunda-feira (9) ainda apontam que a filha do vereador Aurenival Tavares de Matos (PSD), Maraiza Rios de Carneiro de Matos, também é beneficiária do programa.

Em entrevista ao site Bahia Notícias, Joanita afirma que o cartão da filha já está bloqueado. “Ela fez o cadastro para ter o NIS [Número de Identificação Social], como declarou que não tinha renda, ela acabou recebendo o Bolsa Família. Tem dois meses que ela recebeu o cartão e no mês passado mandei bloquear”, afirmou a petista. Joanita reconhece que Aina não tem perfil de assistido do programa, embora ainda seja estudante e tenha uma filha. Uma busca pelo Portal da Transparência do Governo Federal indica que foram transferidos R$ 112 para a filha da vereadora em setembro e em outubro, mas o montante foi sacado apenas no primeiro mês.

Consulta do Portal Transparência Brasil | FOTO: Divulgação/Bahia Notícias |

Joanita avalia a repercussão da informação como fato político, já que “nunca” ouviram falar de seu cargo ser utilizado para benefício próprio. “Convivo no município e acho que qualquer site, quando obtém informação, tem obrigação de ouvir a versão da pessoa. Quando a gente exerce cargo, as pessoas ficam de olho e anunciam o que é verdade e o que não é verdade”, acrescenta. O vereador Aurenival de Matos também foi procurado, mas a ligação caiu na caixa postal. Com informações do Bahia Notícias.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas